Tradicional procissão nas Filipinas acontece antes da visita do Papa
Mania – Filipinas (Segunda-feira, 05-01-2015, Gaudium Press) Milhares de fiéis nas Filipinas estarão presentes nas ruas do país durante a tradicional procissão do “Nazareno Negro”, no próximo dia 9 de janeiro. Nesta data, os devotos, de pés descalços, acompanham a passagem da Imagem fac-símile, em tamanho natural, do Padroeiro, a qual é atribuída poderes milagrosos.
O evento de grande repercussão por todo o continente asiático será realizado há poucos dias da chegada do Papa Francisco às Filipinas, entre 15 e 19 de janeiro.
Representando Nosso Senhor Cristo caído sobre o peso da Cruz, a devoção a imagem teve início no século XVII. Neste período, enquanto as Filipinas eram mantidas sob o domínio espanhol, a imagem foi levada ao arquipélago por um sacerdote agostiniano espanhol em 1607, a bordo de um navio mexicano.
Segundo relatos, um incêndio acabou destruindo a embarcação, porém a imagem de Cristo foi preservada das chamas milagrosamente, assumindo assim a cor preta.
A devoção ao “Nazareno Negro” foi reconhecida pela Santa Sé em 1650, durante o pontificado de Inocêncio X, e desta forma, instituindo canonicamente a Confraria de Jesus Nazareno.
Atualmente, a imagem é vista como um símbolo do povo filipino, que não deixa de prestar suas homenagens a Nosso Senhor Jesus Cristo. No ano passado, mais de 10 milhões de pessoas participaram da procissão. (LMI)
Deixe seu comentário