Cardeal do Vaticano visita zonas atingidas pelo ebola
Monrovia – Libéria (Segunda-feira, 29-12-2014, Gaudium Press) Como uma expressão da presença da Igreja nos países que sofreram com maior intensidade a epidemia do ebola, o Presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson visitou a Libéria e Serra Leoa entre os dias 16 e 19 de dezembro, e em seguida foi para Ghana.
Cardeal Turkson e a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf. Foto: Presidência da Libéria |
Na visita à Libéria manteve encontro com o a Presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf. Estiveram presente o Núncio apostólico Dom Miroslaw Adamczyk, o Bispo de Cape Palmas, Dom Andrew Karnley, da Cáritas Internationalis, Dom Robert Vitillo.
Dom Vitillo narrou, segundo o “Catholic News Service”, o trabalho da Igreja no campo da saúde no País.
“A Igreja conta com 17 clínicas no território da Libéria e ajudará as paróquias a prover comida e outras ajudas mais às famílias que estão em quarentena há 21 dias” por causa do ebola.
O plano de ação mais importante traçado pela Igreja é a atenção pastoral, que é dedicada também a superar a marginalização dos sobreviventes da epidemia: “Ainda existe muito medo e ignorância acerca da enfermidade, por isso precisamos continuar nosso trabalho de educação nas paróquias” disse o representante da Caritas.
Com oito mil vítimas, a Libéria é o segundo país mais flagelado pelo ebola.
O Cardeal Turkson visitou ainda Serra Leoa, o país com o maior número de vítimas: mais de nove mil. Ele visitou um centro de tratamento da Cruz Vermelha e um cemitério fora de Kenema, um dos primeiros lugares afetados pela epidemia. Ali trabalham voluntários da Cruz Vermelha de 14 países.
Da redação, com informações do Pontifício Conselho Justiça e Paz
Deixe seu comentário