Gaudium news > Papa no Angelus: Ele está vivo, é o Ressuscitado, e age em nós com a Palavra e os Sacramentos

Papa no Angelus: Ele está vivo, é o Ressuscitado, e age em nós com a Palavra e os Sacramentos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 15-12-2014, Gaudium Press) Ao longo da oração mariana do Angelus, neste domingo, 14 de dezembro, o Papa Francisco presenteou os fiéis reunidos na Praça São Pedro com um livro de bolso contendo orações.

papa.jpg

Além disso, o Pontífice fez abençoou as pequenas imagens do Meninos Jesus trazidas pelo público, e que serão colocadas nos presépios das casas italianas. Iniciando sua catequese, o Papa afirmou que o Tempo do Advento convida-nos à vigilância espiritual, no intuito de nos prepararmos para o caminho que conduz ao Senhor.

A alegria, um dos elementos destacados pelo Santo Padre para vivermos à espera pela chegada Deus, fazia-se presente na leitura litúrgica do terceiro domingo deste mês, que de fato, era chamado de “Domingo da Alegria”, ou domingo “Gaudete”.

Segundo Francisco, “o coração do homem deseja a alegria”, pois “cada família, cada povo aspira à felicidade”.

Contudo, prosseguiu, qual é a alegria que o cristão é chamado para viver e para testemunhar? Logo, respondeu que é aquela originada da proximidade de Deus, da sua presença em nossa vida.

“Desde quando Jesus entrou na história, com seu nascimento em Belém, a humanidade recebeu a semente do Reino de Deus, como um terreno que recebe a semente, promessa da futura colheita. Não é mais necessário procurar em outro lugar. Jesus veio para trazer alegria para todos e para sempre”, disse.

O Santo Padre observou que a alegria não é esperada ou adiada para o paraíso, mas é real e palpável desde agora, uma vez que o Nosso Senhor Jesus Cristo é a nossa alegria, assim como também é a nossa paz. “Ele está vivo, é o Ressuscitado, e age em nós e entre nós, especialmente com a Palavra e os Sacramentos.”

Após proferir suas palavras, foi realizado o momento organizado pelo Centro Oratórios Romanos: as bênçãos aos “Bambinelli”, as imagens do Menino Jesus trazidas pelas crianças.

O Papa aproveitou para fazer um lembrete aos pequenos: “quando vocês rezarem em casa, diante de seu presépio, lembrem-se também de mim, como eu me lembro de vocês. A oração é o respiro da alma: é importante encontrar momentos durante o dia para abrir o coração a Deus, também com as simples e breves orações do povo cristão”.

Em seguida, o Pontífice resolveu surpreender os fiéis ao distribuir mais de 50 mil exemplares de livros de bolso, com algumas orações direcionadas para os vários momentos do dia, bem como para as diferentes situações da vida.

“Alguns voluntários irão distribuí-los. Peguem um cada um de vocês e carreguem sempre com vocês, como uma ajuda para viver todo o dia unidos a Deus”, explicou.

No final do Angelus, já com o pensamento no Natal do Senhor e antes de conceder a Benção Apostólica, assinalou que a Igreja nos convida a testemunhar que Jesus não é um personagem do passado, sendo que Ele é a Palavra de Deus, que ilumina o caminho do homem, e pediu para que a Virgem Maria, “Causa da nossa alegria”, nos torne sempre felizes no Senhor. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas