Uruguai celebra Festa da Virgem de Itaití
Taquarembó (Quinta-feira, 11-12-2014, Gaudium Press) Neste final de semana, de 12 a 14 de dezembro, o Uruguai comemora a 16º Festa Gaúcha da Virgem de Itaití. Milhares de peregrinos já se encontram prontos para iniciar as homenagens com a “Caminhada por Nossa Mãe de Itaití”, rumo a Villa Ansina, em Taquarembó, com a qual se marca o início desta festividade que une as famílias uruguaias descendentes de indígenas e africanos.
A Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), informa que a festa desse ano procurará resgatar a rica tradição da Agricultura Familiar.
Os atos religiosos em louvor da Virgem começaram na tarde de sexta-feira com a tradicional caminhada, a bênção e partida dos peregrinos para o Santuário Diocesano da Virgem de Itaití.
No sábado está prevista a acolhida dos peregrinos e à tarde a saída da Virgem em um bote, com homenagens de chuvas de pétalas e procissão até o seu Santuário. A meia noite haverá a troca da roupa de Nossa Senhora.
No domingo haverá procissão e desfile gaúcho e a celebração Eucarística presidida por Dom Julio Cesar Bonino, Bispo de Taquarembó.
Esta devoção é oriunda da província de Corrientes, Argentina, de onde se difundiu entre os índios guaranis das reduções jesuíticas e franciscanas, chegando esta devoção até os povos das Missões Orientais, da qual fazia parte o que hoje é o Rio Grande do Sul, noBrasil.
A festividade mariana foi declarada de “Valor Patrimonial Departamental de Taquarembó”, recebendo uma média de 5 mil peregrinos cada ano. (JSG-GPE)
……………………………
Com informações CEU
Deixe seu comentário