Gaudium news > Seminaristas gaúchos dão passo a mais na caminhada vocacional

Seminaristas gaúchos dão passo a mais na caminhada vocacional

Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 10/12/2014, Gaudium Press) A Diocese de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul, estará em festa no próximo domingo, dia 14 de dezembro, com o avanço na caminhada vocacional de 12 seminaristas da região. Dois seminaristas serão admitidos às Ordens Sacras, seis serão admitidos ao Ministério do Leitorato e quatro ao Ministério do Acolitado.

Para marcar o passo dado pelos seminaristas será realizada uma Celebração Eucarística, a partir das 19h, na Catedral Santo Antônio. A Missa será presidida pelo Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, Dom Antônio Carlos Rossi Keller. Quem não puder participar da celebração, poderá acompanhar pelas rádios 95.9 FM e AM 1.190, e também pela FW TV.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese gaúcha, a admissão às ordens sacras e a admissão aos ministérios coroa etapas da vida vocacional dos jovens seminarista; etapas importantes, pois são respostas concretas da Igreja para com seus filhos, que decidem se dedicar a Cristo, Sumo e Eterno sacerdote.

Em relação à Admissão, o Ritual Romano afirma que “aqueles que aspiram ao Diaconado e ao Presbiterado manifestam publicamente essa sua vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem sacra. A Igreja, recebendo esta oblação, os escolhe e chama, a fim de que se preparem para a recepção da Ordem sacra a que aspiram, e, dessa forma, são oficialmente agregados aos candidatos ao diaconato e presbiterato”.

Sobre o Ministério de Acólito, a Igreja diz que este “é instituído para ajudar o Diácono e para servir ao Sacerdote. É sua tarefa, portanto: cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuir, como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão”, entre outros serviços.

Já ao receber o Ministério do Leitorato o seminarista é instituído leitor para a função que lhe é própria, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas