Uma Revista para comemorar os 80 anos da Catedral de Caçador
Caçador – Santa Catarina (Terça-Feira, 09/12/2014, Gaudium Press) A Paróquia São Francisco de Assis, a Catedral da Diocese de Caçador, no Estado de Santa Catarina, em comemoração aos seus 80 anos de fundação realizou o lançamento de uma revista, especial. A publicação apresenta o histórico da paróquia, as comunidades, pastorais, reúne depoimentos, curiosidades, entre outros temas.
A cerimônia que lançou a obra teve a participação de diversas lideranças, empresários, pessoas que fizeram parte da história e caminhada da Catedral. Em determinado momento do evento foi exposto a ideia do projeto e como foi desenvolvido. Já o Bispo da Diocese de Caçador, Dom Severino Clasen, falou sobre a importância de toda a trajetória e a beleza da Igreja Mãe da região.
O pároco da Catedral, Padre Lauro Kaluzny, refletiu sobre o trabalho realizado e a alegria de vivenciar esse momento junto à comunidade. De acordo com o sacerdote, o valor destinado à paróquia será revertido em formação para todos os jovens da localidade.
Segundo a Pastoral de Comunicação da Diocese gaúcha, todo o material produzido para ilustrar as páginas da revista foi desenvolvido por uma equipe comprometida em repassar com fidelidade as informações e detalhes sobre a história da paróquia no decorrer dos 80 anos.
Paróquia São Francisco de Assis
A Paróquia São Francisco de Assis, inicialmente chamada de Paróquia São Francisco de Assis de Rio Caçador, foi criada no dia 1º de janeiro de 1934, pelo Bispo de Lages, Dom Daniel Hostin, desmembrada das freguesias de Campos Novos, Curitibanos e Porto União. Portanto, no dia 1º de Janeiro deste ano ela completou 80 anos.
No início, a paróquia foi assistida pelos padres de São Francisco de Sales, que permaneceram na região até fevereiro de 1981. A Igreja Matriz da paróquia, bem como a casa canônica, localizava-se no alto da cidade. A Capela situava-se num dos pontos mais elevados do município, em frente da atual Catedral, mas posicionada de frente para onde hoje é a Prefeitura Municipal.
Já a construção da atual Catedral começou no dia 1º de março de 1938. Dois anos depois, precisamente no dia 6 de outubro de 1940, foi abençoada a pedra fundamental da Catedral. As obras só foram concluídas em 1959 (21 anos depois), quando no dia 18 de outubro, com o acabamento da pintura, foi inaugurada. A partir de 1969 com a criação da Diocese de Caçador passou a ser a Igreja mãe, a Catedral da cidade. (FB)
Deixe seu comentário