Santuário de Adoração Perpétua no Rio comemora Jubileu de 200 anos
Rio de Janeiro (Terça-feira, 09-12-2014, Gaudium Press) A Paróquia de Sant’Ana, situada no Centro do Rio de Janeiro, considerado o primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil, inicia os preparativos para celebrar seu jubileu de 200 anos de criação no próximo dia 15 de dezembro.
| Paróquia de Sant’Ana, situada no Centro do Rio de Janeiro, considerado o primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil | Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro |
Nesta ocasião, a Celebração Eucarística em Ação de Graças será celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, no dia 14 de dezembro, às 10h.
Desde o ano de 1926, o Santuário realiza a Obra de Adoração Perpétua, fundada por Dom Sebastião Leme Silveira Cintra. Além disso, em seu interior, encontram-se relíquias e símbolos, consideradas peças importantes que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro.
Construída em 1735, a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora Sant’Ana na cidade do Rio foi erguida devido a devoção do povo, que inicialmente venerava a imagem da padroeira na Igreja de São Domingos de Gusmão.
Segundo o Padre José Laudares de Ávila, pároco da Igreja, “foi aqui no Centro que nasceram todas as festas e manifestações culturais do Rio. Por isso, Sant’Ana é a segunda padroeira do Rio de Janeiro, depois de São Sebastião”.
A relíquia da Virgem Mártir Santa Prisciliana, presente do Papa Gregório XIII ao imperador Dom Pedro II, encontra-se guardada na Matriz.
Na época, após chegar do Vaticano por um navio, o relicário foi logo recebido na Praça Mauá por um número extenso de fiéis.
“O santuário é um centro onde as pessoas vão para encontrar o Senhor, para adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. A própria palavra santuário significa local de peregrinação, onde as pessoas vêm para encontrar-se com Deus e também para celebrar os sacramentos”, assinalou o pároco. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro





Deixe seu comentário