Falece Cardeal Jorge Mejía
Com 91 anos de idade, faleceu em Roma, nesta noite de 8 para 9 de dezembro, o Cardeal Jorge Maria Mejía.
Nascido em 1923, na Argentina, na Província de Buenos Aires, de há muito tempo vivia no Vaticano.
Foi vice-presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, de 1986 a 1994, quando passou a exercer o cargo de secretário da Congregação para os Bispos e Colégio de Cardeais, tendo permanecido neste cargo até 1998.
Foi em 1998 que assumiu os cargos de arquivista dos Arquivos Vaticanos e bibliotecário da Biblioteca Vaticana, permanecendo nessas funções até 2003, quando tornou-se resignatário.
Jorge Maria Mejía foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001 e no mesmo dia recebeu o Barrete Cardinalício tendo então recebido o título de Cardeal Presbítero de São Jerônimo da Caridade. Tinha como lema: Ipse est Pax Nostra.
Já há algum tempo o Cardeal Mejía encontrava-se enfermo e internado na Clínica Pio XI, em Roma. No último dia 16 de Novembro, o Papa Francisco fez-lhe uma visita.
As exéquias do Purpurado serão realizadas no próximo dia 11, às 11.30, no Altar da Cátedra na Basílica de São Pedro.
A liturgia será celebrada pelo Cardeal Ângelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício e dela participarão outros cardeais e bispos.
No final da celebração Eucarística, o Papa Francisco deverá presidir o rito da Última Encomendação e Despedida.
Agora, o Colégio Cardinalício passa a ter 208 cardeais. Deles, 112 são cardeais eleitores em um possível Conclave e 96 não têm direito a voto. (JSG)
Deixe seu comentário