Prefeito de Manila decreta cinco dias de feriado pela próxima visita do Papa às Filipinas
Manila – Filipinas (Segunda-feira, 08-12-2014, Gaudium Press) Filipinas é um país que se destaca por suas multitudinárias manifestações de Fé. A cada ano milhões de pessoas participam das numerosas procissões e festas patronais ao longo do país e a nação ostenta o recorde de participação em um encontro papal em toda a história: a Jornada Mundial da Juventude de Manila, em 1995, a segunda visita às Filipinas de São João Paulo II. Por este motivo se espera uma enorme participação nas atividades da próxima viagem apostólica do Papa Francisco ao país, e uma decisão do prefeito de Manila que poderia replicar-se a nível nacional poderia contribuir a conquista um registro similar ao da histórica visita.
Cinco milhões de pessoas se reuniram em Luneta Park, Manila, durante a visita de São João Paulo II em 1995. Foto: Papalvisit.ph |
Joseph Estrada, Prefeito Maior de Manila, decretou a suspensão das aulas nas escolas e a celebração de cinco dias festivos nas datas assinaladas para a visita papal: do dia 15 a 19 de janeiro de 2015. A ideia é que isto contribua com a segurança dos numerosos peregrinos que se espera cheguem à cidade para ver pessoalmente ao Pontífice. Um dia festivo já havia sido declarado na histórica visita de 1995, e o fato de contar com dias não trabalhados permitirá a todos os católicos participarem da visita.
A ideia está sendo considerada pelo governo central do país como uma alternativa para toda a nação. “Por agora, a prioridade maior do governo é assegurar o suave fluxo de atividades durante a visita papal”, explicou Herminio Coloma Jr., Secretário de Comunicações das Filipinas à estação radiofônica DZRB, segundo informações da CNA. “Com o fim de lograr isto, estamos considerando a possível declaração de um festivo.”
“Para os católicos filipinos, o Papa é verdadeiramente o representante de Cristo na Terra”, explicou o Padre Gregory Ramon Dacer Gaston, Reitor do Pontifício Colégio Filipino em Roma. “A visita de um Bispo a uma paróquia seria um evento muito, muito especial, assim que quanto mais se o Papa mesmo chega ao lugar!”.
O ambiente festivo pela próxima visita papal já se sente nas Filipinas e, segundo o Padre Dacer, os fiéis ficarão satisfeitos de acompanhar ao Pontífice inclusive se apenas podem divisá-lo ao longe a causa da multidão. “Eles estarão orgulhosos de mostrar seus ‘selfies’ ainda com o Papa muito distante da imagem, e serão felizes de dizer, ‘eu estive com o Papa Francisco'”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário