Gaudium news > Cardeal de São Paulo: “se Deus habita a cidade, é necessário buscá-lo”

Cardeal de São Paulo: “se Deus habita a cidade, é necessário buscá-lo”

São Paulo (Quinta-feira, 04-12-2014, Gaudium Press) Entre os dias 24 e 26 de novembro, aconteceu o Congresso dos bispos pertencentes às grandes metrópoles mundiais, realizado em Barcelona, na Espanha, que teve como temática “Deus vive na cidade”.

dom-odilo-scherer.jpg

Em vista da importância desse evento para a Igreja, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer escreveu recentemente um artigo comentando sobre esse encontro entre os prelados oriundos de várias partes do mundo.

De acordo com Dom Odilo, “as grandes metrópoles requerem uma urgente atenção pastoral; nelas joga-se o futuro da humanidade e também da Igreja”.

“Para a Igreja, a cidade é seu campo de ação natural. Afirmar que ‘Deus vive na cidade’ é mais que uma expressão poética ou retórica. Faz parte de nossa Fé que Deus ama as pessoas onde quer que elas estejam e deseja que tenham vida plena. E Jesus enviou os apóstolos ‘a todo o mundo’, para proclamar o Evangelho a toda criatura! Os habitantes das metrópoles não poderiam ser excluídos desse mandato universal.”

O Cardeal lembrou que “a própria Igreja enfrenta desafios imensos para oferecer acolhida e serviços de evangelização e assistência religiosa a tantas pessoas”.

Além disso, rememorou as palavras do Papa Francisco aos participantes do Congresso, que salientou que o desafio das metrópoles requer uma “mudança de mentalidade pastoral”: “‘é preciso ter a coragem de uma pastoral evangelizadora audaz e sem temores’ para apresentar Jesus e o Evangelho ao homem e à mulher da cidade grande”.

Dom Odilo observou ainda que o “elemento importante para a evangelização da cidade é a religiosidade do povo”, uma vez que, “se Deus habita a cidade, é necessário buscá-lo e reconhecê-lo onde Ele está e se manifesta, nas situações da vida urbana”.

“Francisco observou que o desafio da Igreja em relação aos pobres e rejeitados das metrópoles é duplo: acolhê-los com caridade e valorizar a sua Fé, tantas vezes simples e até mesclada com elementos mágicos, mas deve ser valorizada, discernida e evangelizada.”

No final do seu artigo, o Arcebispo destacou que “o Deus que vive na cidade pede que a Igreja de Cristo se coloque ao serviço do seu reino com novo dinamismo e criatividade pastoral”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas