"Precisamos anunciar o Natal que se aproxima", diz o Bispo de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 03/12/2014, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese gaúcha de Novo Hamburgo chamou atenção, em seu mais recente artigo, para o fato de que neste domingo, em todas as igrejas do mundo, estaremos acendendo a segunda vela da coroa de Advento. Ele recorda que estamos avançando dezembro adentro e o Natal já se aproxima sempre mais.
De acordo com o Prelado, a liturgia dominical nos traz a palavra do profeta Isaías: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas, endireite-se o que é torno e alisem-se as asperezas: a glória do Senhor se manifestará e todos os homens verão o que a boca do Senhor falou” (Is 40,3-5). Para ele, uma das finalidades do advento é precisamente a preparação do povo para a vinda do Salvador.
O Bispo explica que este mesmo tema é retomado pelo início do evangelho de São Marcos, que com estas palavras do profeta, ele introduz a pregação de João Batista, que estava lá preparando os caminhos do Senhor, pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. “Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. Ele dizia: Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,6.8). Conforme ele, é todo um discurso de esperança pela vinda do Salvador.
Ainda segundo Dom Zeno, a pregação da Igreja continua hoje na mesma linha. Ele saienta que nós precisamos anunciar o Natal que se aproxima, com esperança e na convicção de que todo aquele que procura encontrar-se com Jesus Cristo, buscando Nele o perdão de seus pecados, e fizer uma séria mudança de vida, vai ter um Natal cristão e terá muitos motivos de alegria para comemorar.
“A missão continental está acontecendo em nossa diocese. As paróquias, que estão levando a sério este trabalho, estão concluindo as “dozenas” sobre os Sacramentos. Além disso, no quarto sábado do mês, estão acontecendo as visitas missionárias. Paróquias inteiras estão sendo atingidas pelo clima missionário de alguns Comipas, que realmente abraçaram a causa da Missão e compreenderam o que é ser discípulo e missionário”, avalia o Prelado.
Para concluir, o Bispo enfatiza que não se pode mais parar de visitar. Dom Zeno afirma que a visita missionária é que leva o povo católico a participar dos grupos de família, para estudar e aprofundar a terceira parte do Catecismo da Igreja Católica. (FB)
Deixe seu comentário