Paróquia catarinense se prepara para a festa de sua padroeira
Criciúma – Santa Catarina (Quarta-Feira, 03/12/2014, Gaudium Press) A Paróquia Santa Bárbara, pertencente a Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, promoverá amanhã, dia 4 de dezembro, a tradicional festa de sua padroeira. Neste ano, o evento terá como tema “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (Papa Francisco).
Hoje, véspera da festa, a imagem da Santa, que é invocada por mineiros e militares e também contra os raios, será transladada em uma procissão festiva. A caminhada sairá do local da primeira boca de mina do município, na comunidade Mãe Peregrina, no bairro Operária Nova, em direção a igreja do bairro Santa Bárbara. Chegando lá, os devotos participarão de uma Santa Missa, às 20h30.
Na quinta-feira, dia da festa, a programação terá início às 6h, com a alvorada festiva. Logo em seguida, às 8h, haverá uma Celebração Eucarística dedicada aos trabalhadores. Na sequência, às 10h, o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, presidirá a Santa Missa solene. As atividades da festa terminarão às 15, com uma Missa de encerramento. A Paróquia Santa Bárbara fica localizada na Rua Santa Bárbara, s/n, no bairro Santa Bárbara, Criciúma.
Santa Bárbara
Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Bárbara viveu no final do Século III.
Conta-se que a santa era uma jovem de extrema beleza, e recusando-se a abandonar a fé católica e contrair o matrimônio, foi aprisionada durante anos em uma torre e degolada em praça pública pelo próprio pai, que morreu, em seguida, atingido por um raio.
Paróquia Santa Bárbara
A devoção a Santa Bárbara chegou a Criciúma com as minas de carvão, como a padroeira dos mineiros. Desde 1916 se conhece a história de uma pequena capela construída ao lado da primeira mina, hoje chamada de Mina Velha, atual Bairro Operária Nova. Na então conhecida Vila Operária, hoje Bairro Santa Bárbara, foi construída uma pequena capela de madeira.
Em 1952 foi lançada a pedra fundamental da atual igreja. Por necessidades pastorais, a paróquia Santa Bárbara foi criada no dia 31 de dezembro de 1960 pelo decreto nº 496 expedido por Dom Anselmo Pietrula, bispo da Diocese de Tubarão. Hoje a paróquia conta com dez comunidades organizadas nos bairros exercendo diversas atividades pastorais. Uma dessas comunidades é fruto das Santas Missões Populares.
A cidade de Criciúma é uma região com desafios sociais grandes e Santa Bárbara encontra-se no centro da história. (FB)
Deixe seu comentário