Igreja chilena inicia formalmente o Ano da Vida Consagrada
Santiago – Chile (Terça-feira, 02-12-2014, Gaudium Press) Centenas de religiosos e religiosas participaram no último sábado, 29 de novembro, de uma Missa no Santuário Votivo de Maipú com a qual a Igreja chilena deu oficialmente início ao Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco.
A celebração foi organizada pela Conferência de Religiosos e Religiosas do Chile (CONFERRE), em conjunto com a Conferência de Institutos Seculares (CONIS) e a Conferência Episcopal.
Ao iniciar a Santa Missa, o Bispo prelado de Illapel e celebrante, Dom Jorge Vega, disse aos presentes: “Tenho a esperança e a convicção de que o Senhor nos abençoará este ano. Será um tempo de reflexão e ação de graças”.
Neste sentido, destacou que durante este ano “a vida consagrada olhará para si mesma e analisará como está vivendo seu papel profético no mundo atual; como está respondendo ao chamado que constantemente lhe é feito a partir das periferias, e buscará discernir quais são estas”.
“Que este ano a vida consagrada não esteja centrada nas luzes e fogos de artifício do ativismo sem sentido (…) Tem que sair ao encontro da periferia sem ter medo de abandonar as comodidades nas quais tantas vezes nos realizamos, e em lugares onde não somos imprescindíveis”, acrescentou.
O encontro terminou com um especial envio. Cada assistente recebeu um envelope de papel para levar aos seus lugares de serviço e missão sementes que foram abençoadas previamente no altar, como sinal de que o Ano da Vida Consagrada começa a “entrar na terra profunda de nosso coração”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário