Gaudium news > Papa Francisco nomeia Bispo em Santa Catarina

Papa Francisco nomeia Bispo em Santa Catarina

Chapecó – Santa Catarina (Quarta-feira, 03-12-2014, Gaudium Press) Dom Odelir José Magri, até então bispo de Sobral, no Ceará, passará a exercer a função episcopal na Diocese de Chapecó, em Santa Catarina, conforme decisão do Papa Francisco anunciada nesta quarta-feira, 3 de dezembro, pela Nunciatura Apostólica do Brasil.Dom Odelir José Magri.jpg

Nascido na cidade de Campo Erê, no Estado catarinense, Dom Odelir emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Combonianos em 1988, depois de passar por um período de estudos preparatórios.

Mais tarde, completou os estudos de filosofia e teologia em Paris e obteve licenciatura em filosofia, recebendo em 18 de outubro de 1992, a sua ordenação presbiteral.

No dia 11 de outubro de 2010, o então Papa Bento XVI o nomeou como novo Bispo para a Diocese de Sobral, sendo que a solenidade de sagração, ordenação episcopal e posse aconteceram em 12 de dezembro daquele mesmo ano, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Igreja Catedral da Sé, de Sobral.

Ciente da realidade paroquial e pastoral de todas as comunidades do município cearense, Dom Odelir organizava encontros frequentes com o clero diocesano para a elaboração de Documentos Diocesanos direcionados à área administrativa e sacramental.

Segundo o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, esta nomeação é uma alegria muito grande, pois “é um bispo que esperávamos a tempo”.

“Queremos dar as boas-vindas ao Dom Odelir. Será bem recebido entre nós”, afirmou.

Agora, Dom Odelir assumirá a diocese catarinense, que possui 40 paróquias distribuídas em 80 municípios da região de Chapecó.

O último bispo, Dom Manoel João Francisco, havia deixado a cidade catarinense em maio deste ano para assumir a Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná.

Desde então, a Igreja local tem como administrador apostólico de Chapecó Dom Frei José Gilson, bispo diocesano de Erexim. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas