Papa Francisco nomeia Bispo em Santa Catarina
Chapecó – Santa Catarina (Quarta-feira, 03-12-2014, Gaudium Press) Dom Odelir José Magri, até então bispo de Sobral, no Ceará, passará a exercer a função episcopal na Diocese de Chapecó, em Santa Catarina, conforme decisão do Papa Francisco anunciada nesta quarta-feira, 3 de dezembro, pela Nunciatura Apostólica do Brasil.
Nascido na cidade de Campo Erê, no Estado catarinense, Dom Odelir emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Combonianos em 1988, depois de passar por um período de estudos preparatórios.
Mais tarde, completou os estudos de filosofia e teologia em Paris e obteve licenciatura em filosofia, recebendo em 18 de outubro de 1992, a sua ordenação presbiteral.
No dia 11 de outubro de 2010, o então Papa Bento XVI o nomeou como novo Bispo para a Diocese de Sobral, sendo que a solenidade de sagração, ordenação episcopal e posse aconteceram em 12 de dezembro daquele mesmo ano, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Igreja Catedral da Sé, de Sobral.
Ciente da realidade paroquial e pastoral de todas as comunidades do município cearense, Dom Odelir organizava encontros frequentes com o clero diocesano para a elaboração de Documentos Diocesanos direcionados à área administrativa e sacramental.
Segundo o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, esta nomeação é uma alegria muito grande, pois “é um bispo que esperávamos a tempo”.
“Queremos dar as boas-vindas ao Dom Odelir. Será bem recebido entre nós”, afirmou.
Agora, Dom Odelir assumirá a diocese catarinense, que possui 40 paróquias distribuídas em 80 municípios da região de Chapecó.
O último bispo, Dom Manoel João Francisco, havia deixado a cidade catarinense em maio deste ano para assumir a Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná.
Desde então, a Igreja local tem como administrador apostólico de Chapecó Dom Frei José Gilson, bispo diocesano de Erexim. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis
Deixe seu comentário