“Natal Luz com Santa Paulina”, em Nova Trento
Nova Trento – Santa Catarina (Terça-Feira, 02/12/2014, Gaudium Press) O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, está promovendo o Natal luz com Santa Paulina. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 13 de dezembro, com o “Auto de Natal”, de Acácio Santana, encenada pelo Grupo Artístico Sol e Lua, de Itajaí. Em seguida, às 21h, haverá um show pirotécnico e acendimento das luzes natalinas do Santuário. Às 22h, terá um jantar beneficente.
A programação do Natal Luz com Santa Paulina terá continuidade no dia 16 de dezembro, aniversário de nascimento da santa e Dia Estadual da Solidariedade, com celebração de ação de graças às 15h. A cerimônia marcará também o encerramento da terceira edição do projeto Ação Solidária. No dia 21 de dezembro também serão realizadas celebrações eucarísticas às 6h e às 9h45.
Já nos dias 24 e 25 de dezembro, o evento contará com missas no santuário nos horários das 11h e das 15h. Ainda no dia 24 de dezembro, a Missa da Vigília de Natal ocorre às 20h. No dia 31 de dezembro serão realizadas missas de ação de graças pelo ano que passou e pelo ano que se inicia às 11h, 15h e 20h, no Santuário.
Santa Paulina
Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.
Imigrou para o Brasil no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo – Nova Trento, em Santa Catarina. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. No dia 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott, hoje um centro de encontros. Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, ela deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no Ipiranga, em São.
Santa Paulina morreu aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade. No dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Santa Paulina, reconhecendo suas virtudes em grau heróico: humildade, caridade, fé, simplicidade, vida de oração, entre outras.
História do Santuário
A partir do dia 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou a obra da Imaculada. Com o fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.
Reunidas em Capítulo no ano 2002, em (assembleia geral), as Irmãzinhas da Congregação da Imaculada Conceição decidiram construir o Santuário. “Essas coisas, a gente não controla, não planeja. O povo veio e foi nos levando a pensar o Santuário”, dizia Irmã Ilze Mees (in memorian), que administrou no dia-a-dia, a construção do Santuário.
Em outubro de 2003 teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006. O templo recebe cada vez mais devotos, atraídos pelo carisma e pela bondade da primeira Santa do Brasil. A construção deste novo espaço proporcionou um melhor acolhimento para os milhares de turistas e peregrinos que visitam o local diariamente.
O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas. (FB)
Deixe seu comentário