Mostra de presépios de areia na Itália renderá homenagem a São João Bosco
Redação (Terça-feira, 02-12-2014, Gaudium Press) No próximo sábado, 06 de dezembro, se inaugurará na Itália, a 13ª edição da mostra ‘Jesolo Sand Nativity’, exposição de presépios de arena com esculturas monumentais que nos últimos anos reuniu quase um milhão de espectadores na cidade-balneário, situada na Província italiana de Veneza.
Para a elaboração dos presépios os escultores só utilizam dois materiais: água e areia / Foto: bicentenario.donboscoitalia.it |
Como nas edições anteriores, a iniciativa não será somente uma mostra de presépios, mas ocasião para render uma homenagem a um personagem que tenha sido portador da paz e difusor da reconciliação entre os povos. E este ano os organizadores da exposição escolheu a São João Bosco como portador dessa mensagem em união também com as comemorações pelos 200 anos de seu nascimento, representando vários dos episódios de sua vida, e seu trabalho com os jovens.
Em edições anteriores também os artistas de areia elaboraram esculturas de São João Paulo II, São João XXIII, o Papa João Paulo I, São Francisco de Assis e a Madre Teresa de Calcutá.
Para a elaboração destas esculturas, além dos presépios, há vários dias se encontram trabalhando 12 escultores procedentes dos Estados Unidos, Rússia, Canadá, Holanda, República Checa, Inglaterra e Polônia, que modelam as figuras com dois únicos materiais: água e areia.
São Francisco de Assis foi um dos personagens que se representam na mostra. Em 2014 a homenagem será para São João Bosco. |
Como ocorreu também nas outras mostras, além dos tradicionais presépios e figuras monumentais, a exposição será enriquecida pelas cenas pintadas a mão pelo artista Damon Farmer.
Desde que se realizou a primeira mostra de areia em 2002, a iniciativa continuou ano após ano em Jesolo com a participação dos melhores escultores de areia do mundo, segundo destacam os organizadores desta iniciativa. Uma proposta que ganhou o reconhecimento de muitos, não só na Itália, mas fora das fronteiras do país europeu, graças à imponência de suas esculturas e a fidelidade das representações dos personagens aos quais se rende uma homenagem.
Esta exposição, que estará aberta ao público até o dia 1º de fevereiro de 2015 na Praça Marconi de Jesolo, também tem um propósito solidário, já que a contribuição voluntária que se recebe de seus visitantes é logo doado à beneficência.
A mostra reuniu no ano passado por volta de 900 mil espectadores, e em 2014 se prevê superar o número de um milhão. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário