Gaudium news > Homenagens a São Juan Diego na Basílica de Guadalupe são iniciadas

Homenagens a São Juan Diego na Basílica de Guadalupe são iniciadas

Cidade do México (Terça-feira, 02-12-2014, Gaudium Press) “‘Eu te louvo, Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelou aos mais simples! Obrigado, Pai, porque assim lhe pareceu bem’ (Mt 11, 25) Queridos irmãos e irmãs. Estas palavras de Jesus no Evangelho de hoje são para nós um convite especial para louvar e dar graças a Deus pelo dom do primeiro santo indígena do Continente americano. Com grande gozo peregrinou até esta Basílica de Guadalupe, coração mariano do México e da América, para proclamar a santidade de Juan Diego Homenagens a São Juan Diego na Basílica de Guadalupe são iniciadas.jpgCuauhtlatoatzin, índio simples e humilde que contemplou o rosto doce e sereno da Virgem de Tepeyac, tão querido pelos povos do México”, com estas palavras iniciava o Papa João Paulo II a homilia da canonização do Índio Juan Diego, evento presidido pelo Pontífice no dia 31 de julho de 2002 na Basílica de Guadalupe, acontecimento que se recordará especialmente no próximo dia 09 de dezembro com a celebração da solenidade litúrgica, de quem foi conhecido como “o confidente da doce Senhora do Tepeyac”.

As homenagens a São Juan Diego começam nesta terça-feira, 02, com celebrações Eucarísticas durante dois dias nas ruas contíguas ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Continuarão no dia 06 de dezembro com a Santa Missa na qual se farão as renovações das promessas e bênçãos matrimoniais, e o domingo, 07, com a celebração das confirmações, que presidirá Dom Florencio Armando Colín Cruz do I Vicariato da Arquidiocese do México.

Já no dia 08 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, começarão os atos centrais em honra ao índio Juan Diego. Neste dia ocorrerá a tradicional procissão festiva das flores em homenagem a quem também é padroeiro dos floristas e floricultores.

Na terça-feira, 09, será a grande celebração litúrgica. Esta ocorrerá às 12h na Antiga Capela de Índios, situada na Villa de Guadalupe justo onde se edificou a primeira capela para resguardar a sagrada tela, e que foi a casa de São Juan Diego até sua morte em 27 de abril de 1709. A Eucaristia será presidida por Dom Christophe Pierre, Núncio Apostólico no México, que representará o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México.

Os festejos se estenderão na Basílica de Guadalupe com as solenes festas a “Moreninha de Tepeyac” no próximo dia 12 de dezembro, dia da solenidade mariana, evento ao qual se espera que cheguem milhões de fiéis procedentes de diversos pontos do México, assim como de outras partes do mundo, como ocorre todos os anos. Homenagens a Nossa Senhora que terão como antessala a Serenata Popular à Virgem que ocorrerá no dia 11 de dezembro, véspera da festa mariana.

Para concluir todos os festejos em honra a Guadalupana e São Juan Diego, no próximo dia 26 de dezembro se comemorará solenemente o 483º aniversário do traslado da tela à Ermita, onde permaneceu até o dia 27 de abril de 1709 quando foi levada ao Templo Expiatório a Cristo Rei, Antiga Basílica de Guadalupe. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas