Seminário da Campanha da Fraternidade em Tijucas
Florianópolis – Santa Catarina (Quinta-Feira, 27/11/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoverá no próximo sábado, dia 29 de novembro, o Seminário Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2015, que terá como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir”. A atividade será realizada na Paróquia São Sebastião, no município de Tijucas.
O seminário, que contará com a assessoria do Padre Vitor Galdino Feller, que é membro da equipe de elaboração do texto-base da CF 2015, tem como objetivo estudar o texto-base e preparar as lideranças da Arquidiocese catarinense. As atividades ocorrerão das 8h às 16h.
A Paróquia São Sebastião fica localizada no Centro de Tijucas. Os interessados em participar poderão obter mais informações através do pelo telefone (48) 3224-4799 ou ainda pelo e-mail pastoral@arquifln.org.br.
Campanha da Fraternidade 2015
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade 2015 propõe que todos aprofundem, à luz do Evangelho, o diálogo e a recíproca colaboração entre a Igreja e a sociedade propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
A CNBB ainda salienta que o texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que cuidam do bem-estar daqueles que convivem.
O documento está organizado em quatro partes: no primeiro capítulo estão as reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”; na segunda parte é refletida a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus, à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social; e no terceiro capítulo é abordado a visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”.
Por sua vez, o último capítulo do texto-base mostra os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores. (FB)
Deixe seu comentário