Criam em Czestochowa Museu de Moedas e Medalhas em honra de São João Paulo II
Czestochowa – Polônia (Terça-feira, 25-11-2014, Gaudium Press) Em Czestochowa (Polônia), um novo museu abriu suas portas para conservar e celebrar o testemunho de São João Paulo II através de um valioso elemento artístico: as numerosas moedas e medalhas que levam a efígie do Santo Pontífice polonês. A criação deste espaço, que alberga mais de 1.500 moedas, numerosas medalhas e outros objetos ligados ao Papa, tem uma origem espiritual, já que é um testemunho de agradecimento pela recuperação da saúde de um empresário, Krzysztof Witkowski, que ofereceu o Museu à Santíssima virgem em honra de um de seus devotos mais reconhecidos na atualidade e que visitou já sendo Pontífice a “Madonna Negra de Czestochowa” na qualidade de peregrino.
A notável coleção de moedas e medalhas em honra a São João Paulo II foi vistada por Dom Waclaw Depo, Arcebispo de Czestochowa no mês de setembro. Fotos: Museu de Moedas e Medalhas de João Paulo II. |
Witkowski, Diretor da President Electronics Poland, dedicou um espaço no edifício da companhia, a somente dez minutos do Santuário de Jasna Gora, e adquiriu uma notável quantidade de objetos que formam a coleção numismática em honra a São João Paulo II no mundo. “Preservar a imagem de João Paulo II em moedas e medalhas é uma forma de imortalizar sua grande conquista de levar a reconciliação as pessoas de todo o mundo e de passar seu legado às gerações futuras”, afirma a apresentação oficial do Museu. Durante onze meses se trabalhou para dar forma à ideia inicial e adequar a sede que apresenta uma coleção de mais de 9.400 elementos.
Segundo explicou seu criador à agência Zenit, 83 países emitiram moedas com a imagem de São João Paulo II e uns 800 escultores realizaram obras sobre a figura do Pontífice. A coleção inclui as medalhas comemorativas elaboradas pela própria Santa Sé por ocasião de cada ano do pontificado. Além disso, o Museu tem financiado iniciativas artísticas como a da exibição “Meu João Paulo II” a qual se patrocinou a 71 escultores poloneses para que criassem a sua própria medalha em honra do Santo.
As medalhas tem características distintas. Não só podem ser elaboradas em qualquer material e forma, mas que comemoram fatos muito especiais no apostolado do Papa. Na coleção se encontram medalhas papais cunhadas para comemorar as peregrinações e viagens apostólicas do Pontífice e obsequiadas por ele mesmo a Presidentes, dignatários, diplomatas e outras pessoas distintas.
O Museu não só contêm moedas e medalhas. Alguns elementos adicionais como solidéus assinados por São João Paulo II, pelo Papa Francisco e Bento XVI, assim como a réplica do anel do Pescador e a Férula Papal empregados pelo Papa polonês. A memória do Pontífice não só está presente nos elementos materiais mas que o Museu organiza conversas mensais com pessoas que conheceram ao Santo e compartilham suas recordações em uma reunião denominada “Com João Paulo II até o futuro”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário