Diocese colombiana enfrenta aumento de suicídios com oração de exorcismo
Ibagué – Colômbia (Sexta-feira, 21-11-2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Ibagué e a Diocese de Espinal (Colômbia), se uniram para enfrentar com a oração os desafios do aumento das taxas de suicídio no departamento de Tolima, no centro-ocidente do país. Durante uma jornada especial ocorrida no dia 09 de novembro, todas as paróquias convidaram à reflexão sobre o valor e dignidade da vida e encomendaram ao Arcanjo São Miguel a proteção dos jovens e as famílias, empregando para tal fim a oração de exorcismo composta pelo Papa Leão XIII.
Dom Flavio Calle Zapata, Arcebispo de Ibagué, Colômbia, solicitou abordar o problema do suicídio a partir de uma perspectiva sobrenatural. Foto: Paróquia São João Eudes. |
“Diante do doloroso número de suicídios em Tolima nos últimos meses, se tornou necessário desenvolver programas e ações que ensinem a beleza e o valor da vida e freiem a continuação deste flagelo”, explicou em seu comunicado oficial o Arcebispo de Ibagué, Dom Flavio Calle Zapata. O prelado recordou a doutrina da sacralidade da vida humana e o poder de Deus sobre seu final. “A luz da razão nos diz que a vida é um bem que devemos agradecer e defender”, afirmou o Arcebispo, que recordou que o suicídio é contrário à natureza, ao justo amor próprio e à caridade com os demais, especialmente com a família que se vê gravemente afetada pela tragédia.
Além de pedir as ações humanas de todo tipo para enfrentar a problemática, o Arcebispo denunciou a relação entre os casos de suicídio e os cultos satânicos. O Demônio semeia divisão, inveja, ódio, desgaste, guerra, morte”, alertou Dom Calle. “Por isso exortamos aos fiéis a distanciar-se de lugares, ritos, música e sinais satânicos para não dar entrada em suas vidas a tais influências”. Como defesa diante desta realidade, o prelado exortou ao cultivo das virtudes cristãs e o uso das “poderosas defesas que nos vem da Penitência e da Eucaristia, a confiança em Deus, a intercessão da Virgem Maria, São José, os Santos e os Anjos de Deus”.
Precisamente para pedir esta intercessão, o Arcebispo ordenou aos sacerdotes de todas as paróquias “rezar o exorcismo do Papa Leão XIII nas missas mais concorridas do Domingo, 09, em outro Domingo próximo a este”. O prelado explicou a eficácia da dita ação espiritual: “O chamado exorcismo de Leão XIII é oração e ação contra o demônio, de caráter amplo, e busca defender as pessoas, as comunidades, as regiões e os costumes da presença do Maligno”. Dom Calle convidou aos fiéis a permanecerem firmes na Fé e na oração e anexou ao seu comunicado a Oração de São Miguel Arcanjo composta pelo Papa Leão XIII e outra fórmula de oração para o uso privado dos crentes.
Imagem de São Miguel Arcanjo no cemitério de Comillas, Cantabria, Espanha. Foto: Beatriz Sirvent. |
Os textos das ditas orações são reproduzidos na continuação:
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Súplica que pode ser usada privadamente pelos fiéis
Deus onipotente que refugias aos desolados e conforta aos prisioneiros, olha a minha aflição e manifesta teu poder para auxiliar-me; vence ao detestável inimigo e faça com que, superada a presença do adversário, possa recuperar a paz e a liberdade e assim, servindo-te com sincera piedade, possa confessar que tu és admirável e manifestar a grandeza de tuas obras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário