Jornada de Orações por religiosos de vida contemplativa é hoje
Cidade do Vaticano – (Sexta-feira, 21-11-2014, Gaudium Press) – Como acontece todos os anos, a 21 de novembro a Igreja convida os fiéis a rezarem pelas monjas e mosteiros de clausura.
A Jornada de Orações pelas religiosas enclausuradas teve seu início em 1953 e quem escolheu o dia 21 de novembro para ser a data da Jornada foi o Papa São João XXIII.
O objetivo da Jornada é rezar, sem dúvida, mas é também uma oportunidade para ser afirmada a importância que tem o dom inestimável da vida contemplativa e reconhecer a eficácia das orações oferecidas diariamente à Igreja pelos enclausurados.
Nessa data os fiéis são incentivados a expressar sua gratidão aos mosteiros pelas suas orações incessantes e pelo serviço espiritual silencioso, tornando-os conhecidos em círculos e associações de igrejas, bem como nas famílias.
Na Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, haverá uma conferência organizada pela Secretaria para a assistência das Religiosas de clausura. Os participantes serão convidados a meditar sobre a importância e atualidade da oração e da vida contemplativa.
A Jornada é realizada a poucos dias do lançamento, em 30 de novembro, do ‘Ano de Vida Consagrada’, convocado pelo Papa Francisco.
Em 21 de novembro de 2013, o Santo Padre visitou o mosteiro Camaldulense de Santo Antônio Abade, no Aventino. Com seu gesto, ele queria seu comprometimento com o ministério de vida contemplativa.
O Papa Francisco sublinhou, então, a importância de manter sempre acesa a luz da Esperança nos Mosteiros, sobretudo nos momentos difíceis já que a Esperança se alimenta da escuta, da contemplação, e da paciência. (JSG)
Deixe seu comentário