Gaudium news > Avós são tema do último Ângelus de Bento XVI durante férias no Vale d’Aosta

Avós são tema do último Ângelus de Bento XVI durante férias no Vale d’Aosta

Cidade do Vaticano (Segunda, 27-07-2009, Gaudium Press) Os avós são os “guardiães e os testemunhos dos valores fundamentais da vida”, sentenciou Bento XVI em sua tradicional fala que precede a oração mariana do Ângelus, neste domingo. Na Igreja Católica, celebrou-se ontem a festa dos pais de Maria – e avós de Cristo: São Joaquim e Santa Ana. O Papa presidiu a oração dominical de um altar improvisado na pequena vila onde até quarta se encontra de férias, em Les Combes di Introd.

Bento XVI dedicou a meditação que antecede o recital do Ângelus aos avôs e avós, ao seu papel e à importância que têm na família. “A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante e se torna ainda mais importante quando, por distintas razões, os pais não estão em grau de assegurar uma adequada presença ao lado dos filhos, no período do seu crescimento”. O Papa garantiu sua especial benção a todos os avôs e avós do mundo, confiando-lhes a São Joaquim e Sant’Ana e a sua filha, Maria, “para que os ajudem a alimentar sempre a fé e a esperança nas fontes da Palavra de Deus”.

Após o Ângelus, como de hábito, o Papa endereçou-se aos fiéis em diferentes línguas – francesa, italiana, inglesa, espanhola, alemã e polonesa. Por último, falou no dialeto valdostano, ainda usado na região do Vale d’Aosta. Em italiano, o Papa mais uma vez comentou com particularidade as pessoas da terceira idade: “Agora gostaria de estender o meu pensamento a todos os idosos, especialmente aqueles que se encontram mais sozinhos e em dificuldade”.

O Ângelus de ontem, como todos os recitados fora do Vaticano, foi transmitido ao vivo pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro em Roma, que puderam acompanhar tudo através de duas através de duas grandes telas instaladas no local.

Aos fiéis de língua espanhola, Bento XVI falou: “Saúdo com afeto aos peregrinos de língua espanhola que participaram desta oração mariana, assim como a todos que se uniram a nós através do rádio e da televisão. Convido a todos para que, a exemplo de Maria, sejam dóceis à vontade de Deus, para dar testemunho do amor infinito que Ele tem com todos. Feliz domingo”.

Este foi o segundo e último Ângelus presidido pelo Papa durante suas férias no Vale d’Aosta, em Les Combes di Introd, nos Alpes italianos, onde se encontra desde o dia 13 de julho e de onde retorna para Roma na próxima quarta-feira, 29.

Cerca de cinco mil fiéis se dirigiram ao bucólico lugar com vista para as montanhas para ouvir as palavras do Papa. Bento XVI esteve durante todo o tempo de bom humor, brincando e mostrando o braço direito ainda engessado devido ao tombo que sofreu na semana passada. “A minha falta de sorte é bem notável e visível”, brincou.

No último sábado, Bento XVI esteve novamente no hospital de Aosta para um exame de controle após a intervenção no pulso fraturado. Segundo a avaliação dos médicos, ele se recupera bem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas