No sábado, Francisco visita autistas
Cidade do Vaticano – (Quarta-feira, 19-11-2014, Gaudium Press) – O Papa Francisco estará neste sábado com centenas de pacientes portadores de autismo e com os familiares deles.
Com sua visita o Papa deseja dar voz aos portadores deste mal e pretende com sua atitude ajuda-los a que não se sintam isolados pela sociedade.
O encontro de Francisco com os autistas deverá ser o último ato de um congresso de âmbito mundial sobre o autismo que foi organizado pelo Vaticano.
Nesse Congresso que está sendo realizado em Roma, estão presente e dele participam cientistas, médicos e familiares de autistas. Nele estão sendo expostos os últimos descobrimentos sobre esta enfermidade. Eles trocam entre si informações, descobertas e experiências sobre o melhor modo de atender os afetados pelo autismo.
Segundo estatísticas mostradas, um em cada 100 crianças nasce com a enfermidade.
Os sintomas da doença só são percebidos depois dos 18 meses de vida. Evidentemente, o diagnóstico precoce pode permitir a aplicação de paliativos que inibem as manifestações da patologia.
Geralmente, uma criança autista é uma pessoa que não fala, que não gesticula porque o autista não consegue relacionar-se. Mas são pessoas, seres humanos e, por isso, o Vaticano quer sensibilizar também sobre a situação das famílias dos autistas, uma vez que esses pacientes dependem totalmente de seus familiares.
No encontro que terá o Papa com os autistas, seus familiares e os congressistas participarão também pessoas com influência na sociedade que querem, de alguma forma, ajudar os pequenos pacientes a sair de seu isolamento e mostrar-lhes, de algum modo possível, que a sociedade os tem em boa conta e necessita deles. (JSG)
Da Redação, com informações Rome Reports
Deixe seu comentário