Lançado livro “A Devoção ao Senhor dos Milagres. Patrimônio imaterial do Peru”
Lima – Peru (Terça-feira, 18-11-2014, Gaudium Press) É representado crucificado, sobre Ele está o Espírito Santo e Deus Pai; a sua direita Nossa Senhora com seu coração transpassado por uma lança e aos seus pés o Apóstolo São João. Assim é a imagem do Senhor dos Milagres que a cada ano recebe homenagens de milhões de peruanos durante outubro, no chamado ‘Mês Morado’.
Esta bela tradição, tão arraigada no país latino-americano e em cada peruano, foi imortalizada no livro que será apresentado nesta terça-feira, 18, no Campus da Universidade Católica ‘Sedes Sapientiae (UCSS). Trata-se da obra “A Devoção ao Senhor dos Milagres. Patrimônio imaterial do Peru”, da jornalista e fotógrafa espanhola Sara Manjón de Garay. O livro foi publicado pelo Centro de Estudos e Patrimônio Cultural (CEPAC) da UCSS.
A publicação reúne fotografias sobre a devoção ao ‘Cristo Moreno’ sendo -como sublinha a UCSS em nota emitida em sua página web- “uma seleta coleção de cenas significativas que constituem uma delicada obra de arte, desenho e impressão de cada uma das cenas e elementos da histórica Procissão do Senhor dos Milagres”.
Como traço característico do livro, nele se refletem as diversas realidades culturais entorno da procissão da venerada imagem, assim como sua história e o contexto cultural no qual tem lugar. Como o descreve José Antonio Benito Rodríguez, diretor do CEPAC co-autor da obra: “Em um país tão social, cultural, econômica e etnicamente diverso, o Senhor dos Milagres assume um rol integrador que não é nem transitório nem meramente simbólico. Diante do avanço da tecnologia globalizada e da modernidade na cultura contemporânea, o acontecimento do Senhor dos Milagres está logrando humanizar, personalizar, revitalizar aqueles lugares do mundo onde a modernidade tende a desumanizar e despersonalizar a sociedade”.
A apresentação desta obra ocorrerá às 17h30. Na ocasião intervirá a autora do livro, que falará sobre a exposição fotográfica “Como não crer em Deus”, uma coleção de 7 mil fotografias com as quais Majón ganhou o concurso nacional de fotografia “O Credo da Igreja”, organizado pela Conferência Episcopal Peruana por ocasião do Ano da Fé celebrado em 2013.
Além disso, o diretor da CEPAC aprofundará sobre os conteúdos do livro e Iván Lanza Calle, diretor de Irmandades e Confrarias da Arquidiocese de Lima, exporá sobre “Irmandades do Senhor dos Milagres”. Nesta oportunidade também se contará com a presença de Milena Cáceres Valderrama, catedrática de Paris-Sorbonne University, que intervirá com o tema “A Devoção ao Senhor dos Milagres do Peru à Catedral de Notre Dame de Paris”. Igualmente estarão presentes as Irmandades do Senhor dos Milagres de Lima.
Anualmente, durante o ‘Mês Morado’, milhares de pessoas saem às ruas de Lima para serem testemunhas de primeira mão das procissões do Milagroso. Esta devoção tem sua origem em um terremoto que sacudiu Lima no ano de 1655, o qual causou graves perdas humanas e materiais. Aquele então o muro onde se encontrava a imagem do ‘Cristo Moreno’, e se situava no Mosteiro das Nazarenas, permaneceu em seu lugar. Anos depois, em 1687, outro terremoto moveu novamente a Lima, o que levou a Sebastián de Antuñano, grande benfeitor e devoto de Jesus milagroso, a levar em procissão uma cópia fiel do Cristo dos Milagres, aquela que desde então sai a cada ano durante o mês de outubro pelas ruas da capital peruana. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário