Gaudium news > Papa Francisco celebrará Missas em latim durante sua viagem às Filipinas

Papa Francisco celebrará Missas em latim durante sua viagem às Filipinas

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-11-2014, Gaudium Press) O Presidente da Comissão para as Comunicações Sociais da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas (CBCP), Dom Mylo Hubert Vergara, ofereceu alguns detalhes adicionais sobre a visita do Papa Francisco às Filipinas em janeiro de 2015, logo depois que o Cardeal Luis Antonio Tagle comunicou o cronograma oficial da visita apostólica. O anúncio mais chamativo é que p idioma de celebração das Missas papais será o latim.

papa_francisco_viagem_as_filipinas.jpg
O latim será a língua empregada pelo Papa Francisco para presidir as
Eucaristías em sua viagme a Filipinas. Foto: Gustavo
Kralj / Gaudium Press.

“As missas serão em latim, mas as respostas serão em inglês”, anunciou o Bispo de Pasig em uma coletiva de imprensa, segundo informou CBCP News. O inglês é um dos idiomas oficiais do país junto com o filipino, e além disto no país se falam outras oito línguas regionais oficialmente reconhecidas e se falam em menor medida o espanhol (Filipinas foi colônia espanhola) e o árabe, em algumas regiões específicas. O fato de presidir a celebração eucarística em latim recorda o desejo do hoje Papa emérito Bento XVI de que o latim fosse empregado nas Missas em ocasiões especiais quando se encontrem presentes pessoas que falam diversos idiomas, expressado em sua Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis.

Outros detalhes abordados por Dom Vergara incluem o idioma dos discursos que o Pontífice pronunciará no país: o inglês. “Mas o Papa é o Papa das surpresas”, comentou o prelado. “Ele pode fazer comentários improvisados em italiano ou espanhol”, advertiu aos jornalistas. Isto é válido tanto para as duas Eucaristias programadas em Manila, como a que terá lugar na cidade de Tacloban.

O Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Giuseppe Pinto, expressou sua esperança de que os católicos filipinos estejam vivendo “uma intensa preparação espiritual” para a visita apostólica do Papa, de forma que a aproveitem “com graça e misericórdia”. O prelado afirmou que o Santo Padre viaja ao país para fazer suas as dores e as esperanças dos filipinos, atendendo o chamado dos habitantes do país.

Filipinas é o terceiro país do mundo em número de católicos, e os fiéis são extraordinariamente afeitos às manifestações públicas da Fé em gigantescas procissões e diversas mostras de piedade popular. É de esperar uma multitudinária participação dos fiéis em cada um dos eventos da visita do Papa Francisco ao país. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas