Ensinar valores morais em todas as matérias, desafio dos mestres nas Filipinas
Manila – Filipinas (Quinta-feira, 13-11-2014, Gaudium Press) A ala educacional do movimento católico Couples for Christ (Casais para Cristo) de Filipinas, Education Foundation, Inc. (EFI), prepara um simpósio no qual participarão por volta de mil e duzentos educadores, que refletirão sobre como transmitir os valores cristãos de maneira transversal em todas as disciplinas.
A Education Foundation leva a cabo trabalhos de formação sobre moral para os professores nas Filipinas. Foto: EFI. |
Sob o lema de “Teacher, Teacher, What Stuff Are You Made Of” (Professor, Professor, de que está feito?), o evento propõem aos docentes que para transmitir estes valores aos alunos, eles mesmos devem formar-se.
“Buscamos que os professores sejam eles mesmos alfabetizados na moral”, comentou à CBCP News a Presidente da EFI, Noami A. David. O princípio básico proposto aos educadores é que não podem transmitir algo que não aplicam em sua vida própria e que seu exemplo é a mais efetiva maneira como podem demonstrar a validade dos valores morais.
O encontro tem um componente formativo, já que alguns dos valores fomentados na cultura atual não correspondem com as autênticas virtudes. Tendências como a busca da popularidade, o poder ou a fortuna em maneiras contrárias à dignidade contradizem a moral que os educadores devem transmitir a seus alunos. Da mesma maneira, se tratarão temas como a corrupção e a necessidade de fomento da castidade, entre outras matérias de atualidade.
O simpósio é apresentado pela Fundação como um avanço nos trabalhos de vários anos de apostolado com os educadores. O desafio é motivar a todos os educadores a integrar o ensinamento dos valores morais “em todas as matérias”, não importando se se trata de matemáticas ou ciências, afirmou Myra M. Menguito, Diretora Executiva da EFI. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário