Núncio Apostólico nos EUA apresenta os Santos como exemplo aos jovens
Baltimore – Estados Unidos (Quarta-feira, 12-11-2014, Gaudium Press) O Núncio Apostólico dos Estados Unidos, Dom Carlo María Vigano, animou a descobrir e oferecer ao povo de Deus o testemunho de santidade dos católicos que viveram a cabalidade o chamado de Cristo a ser perfeitos a imagem do Padre Celestial. “Não é só com a pregação ou com palavras, mas com o exemplo, que as pessoas crescem na Fé”, recordou Dom Vigano. Este testemunho, que os prelados estão chamados a buscar em suas próprias Diocese para abrir as respectivas causas de canonização, é em particular valioso para evangelização dos jovens, afirmou o prelado, como parte de seu discurso aos Bispos dos Estados Unidos reunidos na Assembleia Geral de Outono, no último dia 10 de novembro.
|
Dom Carlo María Vigano, Núncio Apostólico dos Estados Unidos. Foto: Arquidiocese de Boston. |
“Recordamos que através da história muitos santos foram primeiro levados à conversão a Cristo pela leitura das vidas de Santos que os antecederam”, expôs o Núncio Apostólico. Como exemplo propôs a Santo Inácio de Loyola ou Santa Edith Stein, e afirmou que estes testemunhos são de grande ajuda também para aqueles que atravessam dificuldades ou inclusive vivem seus últimos dias próximos a seu falecimento. Dom Vigano assegurou que a vida dos Santos oferecem uma contraposição admirável àqueles que “aceitam e se submetem a escura cultura de nossos tempos”.
Desta maneira, o prelado aconselhou este caminho como uma forma de transformação cultural. “A vida e conhecimento dos Santos neste país pode ser de grande ajuda para nossos jovens, que buscam significado e inspiração para suas vidas”, explicou. “Creio que deveríamos fazer um grande esforço para trazer à luz e evidenciar a grandeza, originalidade e valentia dos primeiros evangelizadores do país, aqueles que foram os extraordinários pioneiros da Fé”. Os jovens, afirmou, buscam atualmente em meio de figuras excessivas e desafiantes, inclusive aberrantes como as do terrorismo, algo que vá mais além de suas frustrações e de um conceito errado de felicidade e que lhes prove significado e propósito. “Que grande sentido e propósito podem encontrar em Jesus Cristo através do poder do Espírito Santo!”, exclamou.
O encontro com Cristo e a prática dos ensinamentos do Evangelho, assim como a entrega caritativa aos pobres satisfariam a ânsia dos jovens e este convencimento deve oferecer-se através do próprio exemplo e exemplo admirável dos santos. Os jovens “necessitam encontrar sentido para suas vidas. Necessitam ser atraídos a Cristo de maneira positiva com o exemplo de tantos Santos declarados ou sem descobrir”, exortou. “Temos que deixar saber a nossos jovens que sua vida vale a pena de viver e que nasceram para a glória eterna, não para o glamour, ou para as armar, ou ainda para o sensacionalismo. Eles estão clamando por isto.”
“Eles (os jovens) necessitam ser inspirados, que a vida de Cristo seja soprada novamente em seu interior”, continuou Dom Vigano. “Depende de nós dar o exemplo, não só com nosso ensinamento doutrinal mas com o ensinamento de toda nossa vida. Talvez, e sei que isto pode ser difícil de aceitar, em um tempo a juventude de nossa época vem poderia enfrentar o último testemunho radical da Fé que alguns podem estar chamados a dar”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário