Cardeal Cipriani: “Temos que nos atrever a viver para os demais”
Lima – Peru (Segunda-feira, 10-11-2014, Gaudium Press) Em seu programa radiofônico “Diálogo de Fé”, o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, falou de diversos temas, um deles a solidariedade com os mais necessitados.
“Estamos no Teleton. Mais que um evento, é um chamado muito forte a dizer que nos faz muito bem ajudar aos demais. Nossa ajuda devolve a felicidade e esperança, não podemos viver de costas à necessidade dos demais”, disse o purpurado sobre a atividade que recolhe fundos para o Lar clínica São João de Deus, que atende particularmente a crianças. “É parte de nossa missão ajudar ao enfermos ou a família que não está em condições de poder cobrir os gastos dessa criatura. Uma sociedade, uma família, um grupo humano, qualquer que seja, que não tem como missão principal ajudar aos demais, fracassa”, disse.
O purpurado também tratou sobre o respeito no trato com os demais, tanto a nível privado como público. “Faz falta uma campanha de mais respeito e menos ataque de uns aos outros. Às vezes me preocupa ver como vão subindo os decibéis da política, insultos e alguém se vê no lar, no trabalho e todos nos perguntamos o que fazemos para que isto mude e não é uma lei, não é uma decisão de gente que vai me pagar mais ou menos, é que você e eu façamos um pouquinho mais de reflexão”, assinalou.
Não somos donos de nossas vidas
Além disso, sobre o caso da norte-americana que recorreu ao suicídio assistido em dias recentes, o Cardeal Cipriani reafirmou princípios chaves: “Não somos donos de nossas vidas, essa menina não se deu a vida a si mesma; é um dom que não é meu, eu tenho a administração do tempo que Deus me deu. (…) “Todos vamos nos encontrar em algum momento com a morte. Não é uma tragédia. Temos que nos convencer que há uma vida eterna e essa dor e dificuldade tem a seu lado a contrapartida, aceitá-lo levar a ter uma paz e gozo eterno”, culminou. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário