Museu sobre São João Bosco será criado na Argentina
Buenos Aires – Argentina (Sexta-feira, 07-11-2014, Gaudium Press) No lugar de onde vieram os primeiros missionários salesianos que chegaram à Argentina se criará o novo Museu da Obra de Dom Bosco. Este espaço será destinado a dar a conhecer a espiritualidade e vida de São João Bosco em 2015, ano no qual se comemora os 140 anos de presença da comunidade salesiana, fundada pelo Santo italiano na Argentina.
Igreja Mater Misericordiae em Buenos Aires, Argentina, junto a qual estará localizado o Museu Dom Bosco. Foto: Madrugadores de Buenos Aires. |
Os antigos salões contíguos à igreja Mater Misericordiae de Buenos Aires foram usados pelos missionários em 1875 e desde o mês de agosto receberão aqueles que desejem conhecer melhor o caminho de santidade e serviço de Dom Bosco, especialmente dedicado à juventude. A iniciativa está inspirada na celebração do bicentenário do nascimento do Santo, cuja comunidade estendeu aos 128 países nos quais trabalha.
O espaço memorial já está desenhado e o projeto já se encontra em fase de execução. O encarregado de dirigir seu avanço é Héctor Berra, um licenciado em Filosofia e diretor de Teatro com experiência no desenho artístico de espaços temáticos como o Museu do Gelo em Calafate, Patagônia Argentina ou o Museu do Vinho em Salta. Segundo comentou Berra à agência AICA, a ideia é “converter o museu em um espaço vivo, pleno de estímulos visuais e sonoros, que palpite diante da presença do visitante”.
Com mostras permanentes e temporais, o Museu Dom Bosco incluirá a memória dos primeiros missionários salesianos que chegaram até a Patagônia, segundo o sonho do Santo italiano de chegar até este confim do continente. O projeto é apoiado pelo Reitor Maior da Obra Salesiana, Dom Ángel Fernández Artime e o Círculo Italiano de Buenos Aires, além de várias instituições e empresas que podem somar-se como patrocinadores em breve. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário