"Avaliar para avançar"- comentários do Bispo de Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 07/11/2014, Gaudium Press) “Avaliar para avançar” é o título do mais recente artigo de Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em que ele afirma que em meados do mês de novembro começa o período de avaliações e planejamentos em empresas, escolas e igrejas.
De acordo com o Prelado, na Diocese gaúcha o período é de reuniões para avaliar a ação evangelizadora desenvolvida ao longo do ano, definir as prioridades para 2015 e ajustar o quadro de padres, lideranças e conselhos para levar em frente o trabalho de pastoral.
O Bispo salienta que, em nível de Igreja, o ano foi marcado pela Campanha da Fraternidade sobre o tráfico humano e pelo Sínodo Extraordinário sobre a Família. Segundo ele, para a Diocese de Santa Cruz do Sul este ano está sendo o ano de firmar a Pastoral Familiar, iniciar um novo processo de formação com o Curso de Teologia Popular e ano de adaptação dos prédios da Mitra às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros.
“Em 2015 deveremos continuar com estes projetos, incluindo mais duas turmas no Curso de Teologia Popular, organizando uma etapa regional da Escola Cristã de Educação Política e dinamizando o processo de Iniciação à Vida Cristã”, avalia.
Dom Canísio também destaca que deveremos abraçar a nova Campanha da Fraternidade, que nos convida a rever as relações entre Igreja e Sociedade, firmando parcerias naquilo que podemos e exercendo papel profético de denúncia quando os valores evangélicos forem colocados em risco. Para ele, vai ser o ano de renovar nosso compromisso no cuidado com a vida, conforme indica nosso Plano de Pastoral.
Além disso, o Bispo afirma que, em nível de Igreja Católica Universal, 2015 nos reserva o Sínodo Ordinário sobre a Família, quando tudo aquilo que foi conversado no Sínodo Extraordinário vai ser revisto e encaminhado ao Papa Francisco para que publique o resultado em forma de Exortação Apostólica.
“Aí sim, teremos uma orientação clara e atualizada para os assuntos atinentes à família. Por isso é importante que as lideranças tomem nas mãos o Documento de Trabalho do Sínodo e encaminhem suas anotações para a CNBB Nacional”, completa.
Por fim, o Prelado nos convida a aproveitarmos este período de graça que o Senhor nos dá para avaliarmos, com profundidade, o que estamos fazendo e projetarmos, com responsabilidade, as ações para 2015. Ele acrescenta que as avaliações e projeções também deverão ser feitas nas paróquias e pelos diversos organismos de pastoral. (FB)
Deixe seu comentário