“Procuremos ser uma Igreja a serviço da vida”, diz Bispo de Barretos
Barretos – São Paulo (Sexta-feira, 07-11-2014, Gaudium Press) “Foi para mim momento de grande emoção. Considerando o fato de ser natural daquela região, receber o governo pastoral da Diocese de Barretos, é de uma certa forma um privilégio, e, por isso, uma graça e ao mesmo tempo uma tarefa de grande importância.”
Essas foram algumas das palavras do mais novo bispo da Diocese de Barretos, no interior de São Paulo, Dom Milton Kenan Júnior, em entrevista à Gaudium Press.
Dom Milton, após saber da decisão do Papa Francisco de colocá-lo a frente do bispado, não escondeu sua alegria e gratidão a Deus, e ao próprio Pontífice, “que confiando-me esta missão demonstra a grande confiança que deposita no meu trabalho”.
Segundo o prelado, a princípio, deseja “conhecer, ouvir, demonstrar a todos que o episcopado é sempre um serviço, que cabe ao Bispo realizar em comunhão com o colégio episcopal, sobe e com o Papa, com o presbitério, e todos os agentes pastorais da Diocese”, e reiterou dizendo que esta nova jornada em sua caminhada “representa um gesto de confiança do Papa, que me considerou digno desta missão”.
A nomeação
O Santo Padre nomeou o então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Brasilândia, nesta quarta-feira, 5 de novembro, para o cargo de Bispo da Diocese de Barretos.
Oriundo de Taiúva, São Paulo, Dom Milton foi ordenado presbítero no dia 5 de setembro de 1987, sendo nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 28 de outubro de 2009, pelo Papa Emérito Bento XVI. Ele recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de dezembro do mesmo ano.
Vacante desde a nomeação de Dom Edmilson, no dia 29 de janeiro deste ano, quando foi nomeado prelado para a Diocese de Guarulhos, o Bispado de Barretos estava vacante até então, sendo administrado pelo Padre Santana desde o dia 20 de março.
Missa e posse da Diocese de Barretos
A posse do sexto bispo diocesano de Barretos, de acordo com nota emitida pela diocese paulistana, será no dia 21 de dezembro. Já o local e o horário da Santa Missa serão definidos durante reunião na próxima terça-feira, dia 11, na Cúria Diocesana. Nesta ocasião, estará reunindo o Colégio de Consultores, equipe de Coordenação Pastoral, ecônomo e secretario de pastoral.
Além disso, durante esse encontro, será agendada a data da primeira visita de Dom Milton Kenan à Diocese de Barretos já como bispo.
Mensagem
Em suas últimas palavras à equipe de redação da Gaudium Press, Dom Milton deixou uma mensagem aos fiéis da cidade de Barretos:
“Aos fiéis de Barretos a minha mensagem é de alegria! Atendendo ao apelo de Deus, procuremos ser uma Igreja em saída, em estado permanente de missão, a serviço da vida e da esperança, comprometida com a transformação do mundo, a começa do coração das pessoas, confiante na graça divina e, pronta para cumprir tudo o que Deus queira de nós!”
Por Leandro Massoni
Deixe seu comentário