Gaudium news > Fiéis espanhóis veneram as relíquias dos seus mártires

Fiéis espanhóis veneram as relíquias dos seus mártires

Toledo – Espanha (Quinta-feira, 06-11-2014, Gaudium Press) As relíquias dos mártires, que são celebradas especialmente em Toledo (Espanha) desde o dia 05 de novembro, são as protagonistas da Semana dos Mártires, uma iniciativa que destaca o testemunho de Fé daqueles que deram sua vida em meio da perseguição religiosa e, de maneira especial, os sacerdotes mártires que são oferecidos como exemplo às novas gerações de presbíteros. A Festa dos Mártires Espanhóis do século XX é a ocasião para desenvolver um programa especial nos Seminários Maior e Menor que refletirá sobre a atualidade do testemunho destes crentes heroicos.

Fiéis espanhóis veneram as relíquias dos seus mártires.jpg

Convento das Concepcionistas, destruído
durante a perseguição religiosa da Guerra
Civil Espanhola. Foto: Pelayo Mas
Castañeda. Causa dos mártires da
perseguição religiosa em Toledo.

“Trata-se de um encontro de santidade e de convivência para todos (seminaristas, sacerdotes, vida consagrada, jovens e leigos) ante o testemunho de nossos irmãos prediletos: os beatos sacerdotes mártires de Toledo”, indicou o sacerdote Jorge López Teulón, postulador das Causas dos Mártires da Província Eclesiástica de Toledo e da Diocese de Ávila.

O encontro do dia 06 inclui uma meditação sobre o tema “Martírio e Santidade Sacerdotal Hoje”, um espaço de Adoração Eucarística, uma Eucaristia Solene e outras atividades que incluem a projeção das películas “Um Deus Proibido” e “Sob um Manto de Estrelas”, baseadas na história dos Mártires de Barbastro e de Almagro, respectivamente. Também se oferece uma Via Crucis Martirial que percorre os lugares nos quais foram martirizados os sacerdotes beatificados.

Os dias seguintes serão dedicados aos jovens e às paróquias, com novos trajetos da Via Crucis Martirial e o translado das relíquias dos mártires à Catedral, onde se celebrará a Eucaristia central da celebração no sábado, 08 de novembro. Esta Santa Missa, será presidida por Dom Braulio Rodríguez Plaza, que tem convocado os fiéis de todas as paróquias, especialmente aquelas que conservam relíquias dos beatos. Várias das relíquias poderão ser veneradas diretamente pelos fiéis ao final da Missa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas