Igreja na Colômbia se une em oração pela Vida Consagrada
Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 05-11-2014, Gaudium Press) No dia 30 de novembro será iniciado na Igreja um tempo especial com a comemoração do Ano dedicado à Vida Consagrada. Celebração que culminará no dia 02 de fevereiro de 2016 no marco da Solenidade da Apresentação do Menino Jesus no Templo, quando ocorre precisamente a Jornada Mundial da Vida Consagrada. Para apreciar a beleza daqueles que entregam sua vida de modo exclusivo a Jesus Cristo e em serviço a sua Igreja, a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), através do Departamento de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, convocaram aos seus fiéis a unirem-se em oração pela Vida Consagrada.
Monjas em oração – Antonio Muñoz Degrain / Foto: Gaudium Press. |
“O objetivo deste ano é renovar o valor que tem a vida consagrada na vida da Igreja, ao interno das comunidades religiosas, como em sua relação com os diferentes lugares eclesiais, para favorecer a participação ativa na comunidade eclesial e fortalecer os caminhos que deem a conhecer, animar e vincular a mais pessoas nesta opção na vida cristã”, menciona a nota de imprensa emitida pelo Episcopado Colombiano.
Dom de Deus à Igreja
Este tempo dedicado à Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco, que recorda que “as pessoas consagradas são um sinal de Deus nos diversos ambientes de vida, são levadura para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, são profecia do compartilhar com os pequenos e os pobres. A vida consagrada, assim entendida e vivida, se apresenta a nós como realmente é: um dom de Deus, um dom de Deus à Igreja, um dom de Deus a seu povo. Cada pessoa consagrada é um dom para o povo de Deus”.
O convite foi posteriormente acolhida pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que é o dicastério vaticano que tem a responsabilidade de animar o Ano da Vida Consagrada. Precisamente por ocasião do acontecimento, a Congregação dirigiu aos consagrados e consagradas a carta circular “Alegrai-vos…”, em palavras do Magistério do Papa Francisco, que é a rota para preparar este tempo especial. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário