Salesianos preparam Congresso Internacional de Nossa Senhora Auxiliadora
Turim – Itália (Quarta-feira, 05-11-2014, Gaudium Press) “Desde a casa de Maria até nossos lares” será o lema do VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora que se realizará entre os dias 6 a 9 de agosto de 2015 em Turim e no Colle Don Bosco, Itália, como parte das celebrações do Bicentenário de Nascimento do Fundador da Família Salesiana, jubileu que foi iniciado oficialmente no último dia 16 de agosto.
|
Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que se encontra em sua Basílica em Turim / Foto: Sonia Trujillo. |
O encontro, promovido pela Associação de Nossa Senhora Auxiliadora (SDMA), se propõem refletir sobre os desafios pastorais que enfrenta hoje a família no contexto da evangelização, e ressaltar também a beleza da família e de ser família.
“A partir de ‘sua casa’, Maria Auxiliadora e Mãe da Igreja quer dirigir os afetos da Igreja e da Família Salesiana até novas profundidades e mais amplos horizontes. O sacrossanto trabalho do amor que se chama família se viu sobrecarregado durante demasiado tempo por temas de emergências cada vez mais atuais e urgentes. O Papa lhes atribui agora uma posição de absoluta importância, convocando a Igreja a um Sínodo e pedindo inteligência e amor. O Sínodo, diz o Papa, ‘será sobre a família: as riquezas, os problemas da família’. A realidade de homens e mulheres que se amam e trazem ao mundo criaturas, lutando -diariamente- com as tensões e fracassos de seu compromisso de amor”, dizem os organizadores na página web do congresso.
Neste sentido, e seguindo os passos de Dom Bosco em seus 200 anos de nascimento, o congresso se propõem abordar a família como sujeito originário da educação, como primeiro lugar de evangelização. “A partir da primeira evangelização a transmissão da fé, no transcurso das gerações encontrou um lugar natural na família. Nelas os sinais da Fé, a comunicação das primeiras verdades, a educação para a oração, o testemunho dos frutos do amor foram infundidos na existência das crianças e dos jovens, no contexto do cuidado que toda família reserva para o crescimento de seus pequenos. Não pode pensar-se em uma nova evangelização sem sentir uma precisa responsabilidade no anúncio do Evangelho às famílias, sem apoiá-las em sua tarefa educativa”, continua o site.
“‘Casa’ e ‘família’ são dois vocábulos frequentemente utilizados por Dom Bosco para descrever o ‘espírito de Valdocco’ que deve brilhar em nossas comunidades. Neste sentido acolhemos a chamada evangélica à correção fraterna e a reconciliação”, acrescenta.
De acordo com o programa, o evento será inaugurado na tarde do dia 06 de agosto em Turim pelo Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime. No dia 07, após a celebração Eucarística que presidirá o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, se aprofundará no tema “De geração em geração” a partir da Palavra de Deus, de experiências de vida e dos testemunhos dos Santos. Este segundo dia de encontro haverá também Adoração Eucarística.
O 8 de agosto, se refletirá no tema ‘A partir da casa de Maria até nossos lares’, a partir da perspectiva teológica, do testemunho dos Santos, e das experiências de vida. Na ocasião, os presentes participarão no Santo Rosário Meditado, e também na Santa Missa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora que será presidida por Dom Fernández Artime. Justamente será o Reitor Maior que no dia 09 de agosto oferecerá a conferência final do Congresso e presidirá a Eucaristia de encerramento que será em homenagem a São João Bosco. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário