Gaudium news > Cidade espanhola de Sevilha rende homenagens a Nossa Senhora do Amparo

Cidade espanhola de Sevilha rende homenagens a Nossa Senhora do Amparo

Sevilha – Espanha (Quarta-feira, 05-11-2014, Gaudium Press) No dia 1º de novembro foram iniciados em Sevilha (Espanha) os cultos a Nossa Senhora do Amparo, Protetora do conhecido bairro da Madalena na cidade espanhola. Custodiada pela Irmandade que leva seu título, as homenagens a venerada imagem -considerada uma das melhores obras do escultor flamenco Roque Balduque-, iniciaram com a Novena à Mãe de Deus e o tradicional Beija mãos por parte dos fiéis que foi concluído no dia 02 de novembro com a oração do Santo Rosário e o canto do Salve.

Cidade espanhola de Sevilha rende homenagens a Nossa Senhora do Amparo.jpg
Nossa Senhora do Amparo / Foto: Ignacio
Juan  Fernández Barrionuevo-Pereña.

Os tributos à Nossa Senhora continuarão nos dias 5, 6 e 7 de novembro quando às 20h ocorrerá o Tríduo Solene, que começará a cada dia com o Santo Rosário, seguirá com o exercício do Tríduo, logo com a Santa Missa e finalmente com a exposição do Santíssimo Sacramento. Eventos que ocorrerão na Igreja de Santa Maria Madalena de Sevilha, casa da venerada Virgem e serão presididos pelo Padre Ángel Antonio Failde, Vigário Paroquial. Para o dia 07 de novembro, quando culmine o Tríduo, está prevista também uma solene procissão claustral a cargo da Irmandade de Nossa Senhora do Amparo.

No dia 09 de novembro, na festa do Patrocínio da Virgem, se celebrará uma Solene Eucaristia, assim como uma procissão na qual se honrará a Nossa Senhora. Na ocasião os membros da Irmandade farão memória do voto feito à Santíssima Virgem.

“O domingo, dia 09 de novembro na qual esta Real Irmandade celebra a Festa do Patrocínio de Nossa Senhora (…) consagrará em união com o clero paroquial de Santa Maria Madalena em cumprimento com o voto de 1755 Função Principal do Instituto com Solene Celebração Eucarística (…) Ao Ofertório, esta Real, Venerável e Ilustre Irmandade fará pública e solene Protestação da Fé Católica, reiterando seu juramento de defender os Dogmas ad Concepção Imaculada e Assunção Corporal aos céus da Santíssima Virgem, assim como fazer voto e juramento em defesa do mistério de sua mediação universal”, diz a Irmandade no anuário de 2014.

A imagem da Mãe de Deus em sua invocação do Amparo data do século XVI. Se lhe considera protetora do bairro da Magdalena em Sevilha, quando em 1755 ocorreu o terremoto de Lisboa e não se registrou nenhuma vítima naquele lugar. Desde então, para fazer memória de sua maternal proteção e em ação de graças, se rendem tributos em sua honra.

Esta venerada imagem -onde Maria aparece de pé e toma em seus braços ao Menino Jesus, e é adornada com uma rajada de prata- é considerada um dos mais altos expoentes da devoção de Sevilha à Mãe de Deus devido a sua beleza e sua fama de milagrosa, que com o tempo ganhou devotos não só na cidade espanhola, mas também na América Latina.

Sua Irmandade foi fundada no primeiro terço do século XVIII, quando se aprovam suas primeiras regras em 1736. Desde então ela se encarrega de continuar o culto e de promover a devoção a Nossa Senhora do Amparo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas