Gaudium news > Relíquias de São Vicente Mártir encontram-se na Basílica de Aparecida

Relíquias de São Vicente Mártir encontram-se na Basílica de Aparecida

Aparecida – São Paulo (terça-feira, 04-11-2014, Gaudium Press) A Basílica Matriz de Aparecida, considerada a Casa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, guarda desde janeiro de 1910 algumas das relíquias pertencentes a São Vicente Mártir, enviadas pela Santa Sé em vista da concessão do título de elevação à Basílica Menor, em 1908.

O relicário que encontra-se exposto no templo possui um fragmento de osso do Santo espanhol martirizado no século IV, bem como um pedaço de pedra manchada com o sangue derramado durante o momento de seu martírio.

Segundo o Padre Victor Hugo Lapenta, coordenador da Comissão de Bens Culturais e Históricos da Arquidiocese de Aparecida, o envio de relíquias de santos para um templo que recebe este título é um costume da Igreja, pois essa “é uma exigência da Igreja que os templos que recebem este título de basílica tenham uma relíquia insigne, que tenha ligação direta com o santo e que seja reconhecida oficialmente pela Igreja”.

Segundo o sacerdote, uma relíquia faz recordar aos fiéis o testemunho de vida dado por São Vicente Mártir.

“A Igreja tem uma tradição de veneração das relíquias, uma forma de homenagear a pessoa do santo. Não é a relíquia em si, mas é a pessoa do santo que é venerada através da relíquia”, destacou.

A primeira vez que a relíquia do santo foi exposta a público foi no dia 8 de janeiro de 1910, quando, na época, foi realizada uma Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas