Congregação das Irmas do Imaculado Coração de Maria celebra Capítulo Geral
São João do Polêsine – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 03-11-2014, Gaudium Press) Hoje, dia 3 de novembro, inicia a 19ª edição do Capítulo Geral da Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), que se estenderá até o dia 13 de novembro, em Vale Vêneto, município de São João do Polêsine, no Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do encontro 64 Irmãs, destas, 57 religiosas com direito a voto e outras sete convidadas.
Com o tema “Irmãs do ICM, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus”, e lema “Avancem para a outra margem”, o Capítulo Geral é um tempo de graça e de ação do Espírito Santo, considerado o evento maior da vida congregacional.
No encontro, que encerrará o sexênio 2009-2014, as Irmãs que representam as comunidades ICM refletirão e avaliarão a inserção da Congregação no contexto eclesial, social e cultural nos dias de hoje. Haverá ainda a releitura e atualização do Carisma e a tomada de decisões necessárias à concretização da missão, na fidelidade ao Reino de Deus, com renovado ardor evangélico.
Existe ainda uma especial particularidade neste evento: pela primeira vez uma religiosa não-brasileira, uma irmã moçambicana, participa do Capítulo Geral: a Irmã Ercida Augusto Paulo.
Na ocasião, será feita também a eleição da Diretora Geral, do Conselho Geral e a histórica decisão pela reconfiguração congregacional: supressão das províncias de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, São Paulo e Teresina (já realizada) e a fundação de duas novas.
Segundo a diretora geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, essa mudança tem por intuito revitalizar a missão. “Após longo processo de reflexão, decidimos fundar a Província Maria, Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul (RS), e a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede em São Paulo (SP). Acima de tudo, desejamos reconfigurar o discipulado a Jesus Cristo, a vida em comunidades solidárias e a missão que o Senhor nos confia”, destacou.
A Província Maria Mãe de Deus será constituída de 89 comunidades e 547 Irmãs. As Comunidades situam-se nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e nos países da Argentina, do Paraguai e de Moçambique. Já a Província Nossa Senhora de Guadalupe será constituída de 36 comunidades e 155 Irmãs. Compreende as comunidades situadas nos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins; e nos países da Bolívia, do Haiti e da Venezuela.
A assessoria de comunicação da congregação explicou que a data da fundação de cada Província coincidirá com o dia da abertura do I Capítulo Provincial de Fundação da nova Província, ou seja, 25 de novembro de 2014 e 2 de dezembro de 2014, respectivamente.
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que foi fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, no dia 8 de mais de 1849, no Rio de Janeiro, é a segunda mais antiga do Brasil, com 165 anos. Fazem parte dela mais de 700 irmãs presentes em 15 Estados brasileiros, no Distrito Federal e em mais oito países. A Sede Geral da congregação está situada na cidade gaúcha de Porto Alegre. (FB)
Deixe seu comentário