Gaudium news > Buscar a verdade, a bondade e a beleza: Dom Celli a estudantes de comunicação

Buscar a verdade, a bondade e a beleza: Dom Celli a estudantes de comunicação

Barranquilla – Colômbia (Segunda-feira, 03-11-2014, Gaudium Press) Em um encontro com estudantes de Comunicação organizado no dia 1º de novembro pela Arquidiocese de Barranquilla (Colômbia), o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, convidou aos jovens a manterem com firmeza o testemunho cristão e buscar transmitir em seu ofício a verdade, o bem e a beleza. “Sejam sempre homens da Verdade”, afirmou. “Sejam pessoas boas dentro da comunicação. O verdadeiro, o bom e o belo sempre devem trabalhar juntos”.

Buscar a verdade, a bondade e a beleza - Dom Celli a estudantes de comunicação.jpg

Dom Claudio María Celli, Presidente
do Pontifício Conselho para as
Comunicações Sociais.
Foto: Gaudium Press.

Estes princípios foram propostos pelo prelado vaticano como o núcleo do trabalho de um cristão em meios de comunicação, independentemente de que se trate de instituições seculares. Além disso, relacionou estes princípios ao trabalho nas novas tecnologias: “Este é o desafio de dar testemunho de vida na rede”.

Diante das perguntas dos jovens, interessados em conhecer os desafios e conselhos para uma vida profissional coerente com o testemunho cristão, Dom Celli pediu aos comunicadores esforçar-se para não perder sua identidade católica. “Não é fácil ser autêntico”, reconheceu o Presidente do Pontifício Conselho. “Que sua coluna vertebral não se dobre nunca.”

O prelado recordou com exemplos como alguns diretores de meios de comunicação impõem seus critérios aos jornalistas e a probabilidade de que os crentes sejam tentados com benefícios em sua carreira se cederem às exigências que podem contradizer suas convicções. “Há um só Senhor de minha consciência e Ele é Deus, e ninguém mais”, exortou Dom Celli. O serviço à Verdade recomendada pelo prelado deve ter em conta que a Verdade é Jesus Cristo mesmo.

Habitar e dar testemunho nos novos espaços

O encontro de Dom Celli com os estudantes se produziu após sua intervenção no Segundo Congresso Nacional de Teologia para Leigos organizado pela Arquidiocese de Barranquilla. Em sua conferência as centenas de participantes, o Presidente do Dicastério recordou que a comunicação é antes de tudo uma relação entre seres humanos, e convidou a recuperar essa dimensão humana da comunicação.

Para a Igreja, explicou, a comunicação não se entende como simplesmente uma ferramenta técnica, mas como um lugar de encontro e destacou que existe um grande interesse da Igreja em habitar estes espaços comunicativos de forma cristã. Estes novos espaços são lugares onde as pessoas vivem na atualidade, como é especialmente notório nas redes sociais. Ali, os crentes devem dar um testemunho de vida, mais que simplesmente “bombardear” de mensagens, e dar razão de sua esperança, exercendo o que Bento XVI denominou “Diaconia da cultura”.

A exigência do testemunho, da abertura à interação e o diálogo é a habilidade de não chegar somente ao intelecto mas ganhar o coração dos demais foram a inspiração que Dom Celli propôs aos assistentes. “As pessoas nos julgam pelo que veem e o que compreendem sobre nós”, recordou. “Todo cristão é portador de Cristo. Teríamos que perguntar aos que nos rodeiam se veem em nós a alegria da nossa Fé”.

Gaudium Press / Miguel Farias

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas