Gaudium news > ONU denuncia aumento da violência sexual no Congo

ONU denuncia aumento da violência sexual no Congo

São Paulo (Sexta, 24-07-2009, Gaudium Press) A ONU (Organização das Nações Unidas) denunciou nesta sexta-feira o aumento do número de deslocados internos e de casos de violência sexual na República Democrática do Congo, devido à campanha de desarmamento forçado das Forças Democráticas de Libertação de Ruanda (FDLR).

De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Kivu Norte e Sul ainda há muitos crimes contra civis, inclusive casos de violação, homicídio, saque e destruição de casas.

“A maioria das vítimas de violações são mulheres, mas o número de vítimas homens e crianças aumentou”, afirmou a organização.

Um estudo independente realizado pela organização afirma que 28% das pessoas entrevistadas conhecem alguém que foi vítima de violência sexual e 76% foram afetadas de alguma maneira pelo conflito armado.

“A proliferação de armas pequenas e ligeiras gera um risco maior de violência sexual, inclusive em zonas onde já não há enfrentamentos”, destaca a denúncia da ONU.

O número de deslocados pelos conflitos no Congo, desde o início dos conflitos em agosto de 2008, já chega a 1,8 milhão de pessoas, 536 mil das quais fugiram de Kivu Sul, desde janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas