No mês do Rosário, várias iniciativas na América Latina
Redação (Quarta-feira, 29-10-2014, Gaudium Press) Um chamado a “intensificar cada dia mais a devoção mariana, fonte de luz, fortaleza e esperança para todos os argentinos”, é o que fez o Santo Padre Francisco por ocasião do 12º Rosário pela Argentina, que ocorreu na última terça-feira, 27, na Praça San Martin, Buenos Aires (Argentina), e que é organizado pelas ex-alunas das Filhas de Maria Auxiliadora, a Legião de Maria, em união com outras instituições eclesiais.
Ao concluir a oração do Santo Rosário, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi coroada simbolicamente com uma coroa de Rosas, e o céu se viu enfeitado por um Rosário de balões. |
O Sumo Pontífice, por meio de assessor da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Peter Wells, dirigiu uma mensagem à organização deste encontro mariano, manifestando sua proximidade e destacando a importância da iniciativa para pedir a Nossa Senhora para que interceda pelos seus filhos mais necessitados.
“Ela, Mãe de esperança, que nos sustenta nos momentos de escuridão, de dificuldade, de desconsolo, os ajude a alcançar novas metas de colaboração, concórdia e solidariedade, em busca do bem comum”, diz a mensagem.
O Rosário teve por lema “A Pátria necessita de nós, rezemos por ela”, e se orará especialmente “pela Fé, pela vida, pela paz e pela justiça”.
Milhares de fiéis rezaram na Colômbia pelas famílias do mundo
Uma oração especial pelas famílias do mundo, para que cesse o aborto, pelas vocações e pelos cristãos perseguidos, foi o que fizeram milhares de fiéis no último sábado, 25, durante o “Rosário no Parque”, que se celebrou de forma simultânea em várias cidades da Colômbia, entre elas Armênia, Barranquilla, Bogotá, Bucaramanga, Cali e Medellín. Também se realizou na Argentina e no México.
Um dos eventos mais significativos ocorreu no Parque Alcalá da capital colombiana. Avós, pais de família, crianças, e especialmente jovens, se reuniram para rezar juntos entorno a uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus Crucificado.
A jornada mariana foi iniciada com uma representação da aparição milagrosa da Guadalupana ao índio São Juan Diego, que serviu de preparação espiritual para a oração do Santo Rosário. Após isso, por volta das 17h30, se rezou e meditou cada um dos cinco mistérios gozosos oferecendo-os pelos bebês abortados, pelas mães em risco de aborto, pelas famílias em dificuldade, pelos avós, pelos sacerdotes e religiosas, e pelos cristãos que sofrem perseguição ao redor do mundo. Oração que foi acompanhada também pelo cantor católico Héctor Tobo.
Ao concluir a oração do Santo, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi coroada simbolicamente com uma coroa de Rosas, e o céu foi enfeitado por um Rosário de balões que os jovens ofereceram à Mãe de Deus.
O “Rosário no Parque”, é uma iniciativa que nasceu no ano de 2009 por ideia de um grupo de jovens bogotanos com o propósito de expressar publicamente a Fé e de interceder pela família, que devido a diversas correntes ideológicas se vê constantemente ameaçada. Com o tempo vários movimentos, organizações e instituições se somaram a este encontro mariano. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário