Livro para iniciação cristã de adultos é apresentado no Uruguai
Montevidéu – Uruguai (Segunda-feira, 27-10-2014, Gaudium Press) “Mediante os sacramentos de iniciação cristã, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, se colocam os fundamentos de toda vida cristã”, segundo refere o Catecismo da Igreja Católica. Dentro da iniciação cristã também está a distinção daquela que se dirige aos adultos. Como explica o Catecismo: “em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã de adultos começa com sua entrada no catecumenato, para alcançar seu ponto culminante em uma só celebração dos três sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia”, e cujos ritos se encontram no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA).
O documento é uma edição simplificada do Ritual de Iniciação Cristã para Adultos (RICA)/ Fotos: CEU e Arquidiocese de Valência. |
Com o objetivo de favorecer o trabalho que realizam catequistas e diáconos guiando aos adultos no itinerário catecumenal, o Departamento de Liturgia da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), publicou um novo livro sobre iniciação cristã para adultos.
O documento “tenta ser uma edição simplificada do RICA, adaptada a nossas realidades”, diz nota de imprensa da CEU, e responde ao pedido feito pela Assembleia Plenária do Episcopado do país austral, para que assim se adeque melhor o Plano Pastoral que o organismo eclesial vem desenvolvendo.
Como descreve a CEU, “se criaram para isso vários apêndices ao final do livro onde se encontram as distintas variações para cada celebração, facilitando o seguimento das etapas e seus ritos, que por si são variados e podem ser complexos”.
O livro está disponível nas livrarias Paulinas, San Pablo, L.E.A e De Los Talleres.
Ritual da Iniciação Cristã de Adultos
O Ritual de Iniciação Cristão de Adultos -confirmado pela Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino mediante decreto do dia 10 de janeiro de 1976-, não é exclusivo para batizar adultos, mas que também “ensina quais são as exigências da iniciação cristã que devem cumprir tanto o adulto que quer ser batizado, como a criança que recebeu o batismo poucos dias antes de nascer, e que após uma adequada educação -catecumenato- acede, pela primeira vez a eucaristia completando assim sua ‘incorporação plena no Corpo de Cristo'”, diz o documento emitido pela Comissão Episcopal Espanhola de Liturgia que reproduz a Igreja no Uruguai.
Além disso -como prossegue o documento-, “os catequistas e párocos, tem neste ritual um bom instrumento para sua missão na hora de preparar as crianças para a Primeira Comunhão (…) e será útil para quantos queiram se aprofundar em sua vida cristã, bem individualmente ou por meio de reuniões periódicas nas quais, a modo de neo-catecumenatos, se repensem os compromissos de sua Fé e de seu batismo”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário