Associação de comunicadores católicos SIGNIS obtêm Reconhecimento Pontifício
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-10-2014, Gaudium Press) O Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os leigos, entregou, no dia 24 de outubro, o Decreto de Reconhecimento Pontifício da Associação Católica Mundial para a Comunicação – SIGNIS como Associação Internacional de Fiéis. Dito decreto foi recebido em uma cerimônia especial pelo Presidente da SIGNIS, Gustavo Andújar, e os vice-presidentes Frank Frost e Lawrence John Sinniah.
Ato de entrega do decreto de Reconhecimento Pontifício a SIGNIS como Associação Internacional de Fiéis. Foto: SIGNIS World. |
O Cardeal Rylko destacou o trabalho dos comunicadores e jornalistas, recordando o primeiro encontro do Papa Francisco com os profissionais dos meios na Sala Paulo VI. Nesse momento, o Pontífice indicou que “seu trabalho demanda uma preparação cuidadosa, prudência e experiência (…) Deveria ser evidente para todos nós que estamos chamados não a comunicarmos a nós mesmos, mas ao trio existencial formado pela verdade, beleza e bondade”.
O purpurado também citou a São João Paulo II, que destacou a então recém-criada associação: “O Evangelho transforma o mundo quando os cristãos (…) se comprometem a buscar a santidade em sua vida cotidiana. É neste sentido que devemos compreender os esforços da SIGNIS em formar e assistir aos protagonistas da comunicação em seu trabalho diário”.
“É muito natural que o reconhecimento que estamos celebrando venha do Pontifício Conselho para os Leigos”, explicou após o ato Gustavo Andújar. “As organizações internacionais católicas para os meios foram criadas em 1920 por iniciativa dos leigos, e apesar das organizações mão de SIGNIS, e SIGNIS mesma, sempre contaram com a participação entusiasmada e o apoio de numerosos sacerdotes, religiosos e religiosas, nossas organizações são fundamentalmente empenho dos leigos, com uma clara e crescente consciência da necessidade de uma ativa presença e um vibrante diálogo com os profissionais do mundo dos meios.”
Na entrega do decreto também se fez presente Dom Cláudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que manifestou sua esperança pelo bom futuro da associação. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário