Igreja no Rio envia sacerdotes para peregrinação na Terra Santa
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 24-10-2014, Gaudium Press) Cerca de 20 sacerdotes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acompanhados pelo Bispo Emérito Dom Assis Lopes, vem participando de um retiro espiritual na Terra Santa.
Os presbíteros partiram do Rio no dia 20 de outubro, desembarcando na cidade de TelAviv, em Israel, no dia seguinte. Estão também presentes o pregador do retiro, Frei Bruno Varriano, e o diretor operacional, Odilon Borges.
Durante a primeira etapa, os padres visitaram os principais lugares da Terra Santa, por onde Nosso Senhor Jesus Cristo teve passagem, bem como os santuários locais.
O Padre Abimar Oliveira de Moraes, coordenador da Pós Graduação em Teologia da PUC-Rio, afirmou para o portal da Arquidiocese do Rio que o intuito do retiro é de promover uma peregrinação entre o clero, onde “todos estão sendo chamados a fazer a experiência de encontro com Jesus Cristo, na terra onde Ele se fez carne”.
“É uma emoção única. Existe uma integração profunda entre a Palavra de Deus escrita que ouvimos e meditamos e a Palavra de Deus transformada em lugares, testemunhos em ‘pedras vivas’, que se transformam em voz de Deus visível para nós”, disse o Padre Abimar.
No dia 22 de outubro, os sacerdotes estiveram na Cesareia Marítima, considerado um grande porto de Terra Santa, seguindo para o Monte Carmelo. Lá, houve uma Santa Missa, na qual, todos os participantes receberam um escapulário. Depois, eles foram em direção ao Monte Tabor, local onde aconteceu a Transfiguração do Senhor para seus discípulos.
“Estou no Monte Tabor. O lugar santo onde Jesus, na presença de Pedro, Tiago e João, transfigurou, mostrando sua glória. Chama a atenção à altura do monte. Tanto subir como descer exige grande esforço. Dá para entender porque Pedro quer permanecer aqui”, escreveu o Padre Wagner Toledo.
Até o momento, os presbíteros permanecem em oração participando de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, assim como visitas e partilha entre participantes. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário