Enfermos são convidados especiais para exposição extraordinária do Santo Sudário
Turim – Itália (Quinta-feira, 23-10-2014, Gaudium Press) O ano de 2015 será de celebração muito especial para a Igreja que peregrina em Turim (Itália). Em união com as celebrações pelo Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, tempo jubilar que começou no dia 16 de agosto, a cidade italiana acolherá novamente uma exposição extraordinária do Santo Sudário, e os enfermos, pessoas portadoras de deficiências e que vivem no sofrimento serão os protagonistas da próxima exibição do Santo Sudário que ocorrerá de 19 de abril até 24 de junho de 2015.
Para acolher de maneira adequada aos enfermos e deficientes, a Pastoral da Saúde da Diocese de Turim, em união com o Comitê organizador da exposição extraordinária está dispondo de uma série de serviços e lugares de acolhida para aqueles que peregrinarão à cidade italiana e permanecerão ali durante uma jornada e por mais de um dia, oferecendo espaço de oração que se situam muito próximo da Catedral de Turim, onde por séculos esteve o Santo Sudário.
Além dos enfermos, devido a qual a exibição terá lugar no marco das comemorações de Dom Bosco, conhecido como o “Santo da Juventude”, a exposição dará também prioridade aos jovens. Por isso desde alguns meses o Comitê organizador vem promovendo o evento fazendo uso dos elementos comunicativos que mais utilizam as novas gerações, como são as redes sociais, especialmente Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Justamente com o propósito de animar os fiéis, especialmente os jovens, para que peregrinem a Turim e se aproximem da exibição do Santo Sudário, a organização desenvolveu um vídeo cuja mensagem vem se difundindo através das redes sociais. O audiovisual “Venha ao Santo Sudário”, faz uma reflexão sobre qual é o maior, que foi o testemunho de amor de Jesus Cristo para toda humanidade ao morrer na Cruz.
“O Sudário é um sinal do sacrifício, da morte de Jesus na Cruz, aquele amor maior que Ele teve para toda a humanidade (…) Há 400 anos o Santo Sudário é custodiado em Turim, também é propriedade da Santa Sé, do Papa. Mas de vez em quando concede a Diocese expô-la para veneração dos fiéis. No Bicentenário de nascimento de Dom Bosco é uma forte ocasião para reconfirmar a unidade e a comunhão da Igreja, e, sobretudo, para valorizar aos jovens e dar-lhes protagonismo a sua renovação, e a renovação de toda a sociedade”, diz no vídeo Dom Cesare Nosiglia, Arcebispo de Turim.
Além disso, através de imagens, o audiovisual conta de maneira breve a história do Santo Sudário, e por meio de curtas entrevistas explica quais são as diversas motivações dos peregrinos para ver o Santo Sudário. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário