Porto Alegre sedia Encontro Nacional de Estudos da Pastoral Familiar
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 22/10/2014, Gaudium Press) Nos dias 11, 12 e 13 de novembro será realizado o Encontro Nacional de Estudos 2014 da Pastoral Familiar, na casa de retiros Vila Betânia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento terá como tema “Teologia do Corpo”, assunto desenvolvido por São João Paulo II em suas catequeses.
Destinada aos bispos, sacerdotes, religiosos (as), leigos (as), assessores e agentes da Pastoral Familiar, a atividade tem como meta incentivar a formação sobre a temática em questão, apresentar os desafios e possibilidades da família e, ainda, incentivar a dinamização da organização ou implantação da Pastoral Familiar nas Arqui/dioceses.
Para apresentar e refletir sobre o tema do encontro foram convidados o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, o professor Jaroslaw Merecki, o padre Rafael Fornaiser e o casal Roque e Verônica, da coordenação nacional da Pastoral Familiar.
Foram disponibilizadas 120 vagas. As inscrições poderão ser realizadas até o 1º de novembro através do e-mail pastoralfamiliarregionalsul3@gmail.com.
Sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II
Segundo dados da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, a Teologia do Corpo é o nome dado pelo próprio Papa João Paulo II como título de trabalho para suas primeiras catequeses, ministradas entre 1979 e 1984, durante as Audiências Gerais.
Para Dom Carlo Cafarra, é a reconstrução de uma Antropologia Adequada, obtida, sobretudo, através da reflexão sobre a corporeidade, antropologia que está na base e é o único fundamento para resolver os problemas conjugais e familiares. É a antropologia que procura compreender e interpretar o homem naquilo que é essencialmente humano. (FB)
Deixe seu comentário