Gaudium news > Igreja em Crato, no Ceará, encerra os festejos pelo centenário de sua criação

Igreja em Crato, no Ceará, encerra os festejos pelo centenário de sua criação

Crato – Ceará (Segunda-feira, 20-10-2014, Gaudium Press) A Diocese de Crato, no Ceará, celebrou com alegria a festa de encerramento de seu centenário de criação, neste domingo, dia 19 de outubro. Na ocasião, milhares de fiéis puderam acompanhar a Missa Solene na Catedral Nossa Senhora da Penha, presidida pelo Bispo Dom Fernando Panico, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Aparecida e representante da CNBB, Dom Darci José Nicioli, e pelo Bispo da Diocese de Iguatu, Dom João José da Costa.

Ao longo da cerimônia, os principais feitos realizados pelo bispado cearense ao longo de seus 100 anos foram recordados, assim como a memória daqueles que deixaram suas contribuições para o andamento da evangelização no local.

JUBILEU-3.jpg

Apesar de não encontrar-se presente na celebração, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, não deixou de felicitar a diocese pela data e encaminhou uma carta, posteriormente lida pelo vigário geral diocesano, Padre José Vicente Pinto. Na mensagem, o religioso lembrou que o Ano Jubilar não deve ser visto somente como uma ocasião de agradecimentos, mas também como uma oportunidade ímpar para uma avaliação da caminhada, que tem como frutos uma renovada fidelidade a Deus e aos homens.

Ainda segundo Dom d’Aniello, as festividades devem estimular a todos a fazer do bispado uma Igreja que se coloque com sempre maior intensidade na escuta de Deus e dos homens, inserida em uma contínua construção e restauração de ideias em todos os níveis, entre eles, o clero, os religiosos e os leigos.

Também foi lida, por Dom Darci, uma carta enviada pelo Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

O Bispo Auxiliar, aliás, ressaltou que celebrar o jubileu é recordar e estabelecer compromissos para o futuro.
“Jubileu diz muito para nós. Há 100 anos quantos aqui, como igreja, não encontraram o sentido para suas vidas.

JUBILEU-8.jpg

Quantos não dobraram seus joelhos em comunidade fortificando-se para não desanimar diante dos desafios da vida. Nossos antepassados, nossos avós, bisavós foram a igreja do Crato. Hoje cabe a nós empunharmos esta bandeira e continuarmos a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

Por sua vez, Dom Panico destacou que a caminhada centenária faz com que a alegria do evangelho se torne uma missão para que todos os demais bispos contribuíram para seu êxito.

“Com Fé, iniciemos o segundo centenário da Diocese de Crato. Somos nós que somos chamados para lançarmos nossas redes para águas mais profundas. Vamos iniciar a escrever, com toda confiança, o livro dos atos dos apóstolos de nossa Diocese que é romeira e missionária.” (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas