Roma promove Congresso sobre a Capela Sistina
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-10-2014, Gaudium Press) Coincidindo com o 20º aniversário da restauração da capela sistina por João Paulo II, se realizará em Roma o congresso internacional “A Capela Sistina vinde anos depois: nova respiração, nova luz”, de 30 a 31 de outubro. Faz vinte anos os afrescos da capela foram restaurados pelos especialistas Fabrizio Mancinelli e Gianluigi Colalucci.
Durante o Congresso se explicará o novo sistema de climatização e iluminação da emblemática Capela, posto a ponto nos três últimos anos, e necessário, como explicou Antonio Paolucci -diretor dos Museus Vaticano, devido a grande afluência de visitantes ao que está submetida: mais de seis milhões de pessoas anuais e às vezes até vinte mil pessoas por dia.
“Fazia falta -disse Paolucci- uma intervenção radical que garantisse a troca de ar, a anulação do pó e outros agentes contaminantes, o controle da temperatura e a umidade e um nível aceitável de anidrido carbônico que, a longo prazo, podiam representar uma ameaça para a conservação das pinturas murais”.
Também se explicará a necessidade da nova iluminação, ligeira e ao mesmo tempo total sem “invadir” a complexa realidade iconográfica, estilística e histórica da Sistina. Portanto nenhuma exacerbação luminosa sobre os afrescos, a não ser a possibilidade de uma observação tranquila mas capaz de precisar com todo detalhe e inteiramente a realidade pictórica. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário