VÍDEO – Relíquias do Bastão de Santa Teresa D’Ávila, 500 anos depois
São Paulo – SP (Quinta-feira, 16-10-2014, Gaudium Press) – Há quinhentos anos nascia na Espanha, em Ávila, uma frágil menina batizada com O pomposo nome de Teresa Sanchez Cepeda D’Ávila y Ahumada.
Mas, o mundo inteiro a chama de Teresa de Jesus, Teresa D’Ávila ou somente de Teresa, a Grande.
A menina frágil superou-se a si mesma e tornou-se Santa Teresa: “uma verdadeira mestra de vida cristã para os fiéis de todos os tempos que nos ensina a ser incansáveis testemunhas de Deus, da sua presença e da sua ação”, como foi definida por Bento XVI.
Teresa foi a reformadora da Ordem carmelitana e é doutora da Igreja.
Neste ano de 2014, no dia de sua solenidade litúrgica, 15 de outubro, a grande família da Ordem dos Carmelitas Descalços inicia em todo o mundo as solenidades de comemoração do “V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus”, Fundadora da Ordem Reformada do Carmo.
Em São Paulo, o Mosteiro de Santa Teresa do Jabaquara convida para a abertura das comemorações dos 500 anos do nascimento da Grande Teresa.
No dia 18 de outubro, um sábado, a relíquia do Bastão de Santa Teresa chegará ao Carmelo do Jabaquara. Às 8 horas da manhã haverá uma missa solene já com a presença da venerável relíquia.
Esse bastão foi usado por ela nas inúmeras fundações de mosteiros por toda a Espanha, por muitos anos. Ele simbolizava a autoridade de Teresa como Madre e Fundadora.
E, neste ano do V Centenário do nascimento dela, o bastão percorre os cinco continentes visitando os mosteiros carmelitas que seguem as regras da Reforma de Santa Teresa, como é o caso do Mosteiro de Santa Teresa do Jabaquara. (JSG)
Clique aqui para ver o VÍDEO
Deixe seu comentário