Instituições católicas estão entre as maiores colaboradoras com serviço de doação de sangue do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) As instituições católicas são algumas das que mais cedem doadores de sangue ao Hemorio, serviço da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, segundo a arquidiocese da capital fluminense. A informação foi dada pela Dra. Naura Faria, hemoterapeuta responsável pelo setor de coletas externas do Hemorio.
Segundo ela, algumas instituições católicas já são consideradas ‘clientes fiéis’ do Hemorio. A PUC-RJ e as paróquias Sagrados Corações, Santo Afonso e São Francisco de Paula participam da campanha de doação de sangue há vários anos.
Só em 2008 a PUC conseguiu 73 candidatos a doação o que, segundo a médica, já é um número satisfatório. No início deste ano, uma campanha interna promovida na Paróquia São Francisco de Paula rendeu 70 bolsas de sangue.
O Hemorio atende aos pedidos de doação e desloca ao local unidades móveis capazes de atender até 10 pacientes. “O interesse deve partir da instituição, não podemos ligar para todo mundo oferecendo o serviço. A divulgação é feita boca a boca, é só ligar e agendar que vamos ao local”, explica a médica.
Feito o contato da instituição interessada, uma equipe de triagem vai ao local e verifica se o lugar atende os pré-requisitos exigidos para a execução do serviço. Segundo a médica, o lugar deve permitir ‘o mesmo rigor no trabalho feito dentro da sede’.
A instituição, então, deve ter no mínimo 300 membros – potenciais doadores – para que possa receber a unidade móvel – um ônibus equipado para fazer a coleta.
Caso deseje receber uma desmontável – a equipe médica leva móveis e equipamentos e monta a unidade de coleta em um espaço cedido pela instituição – há mais exigências. A entidade precisa dispor de um espaço com pelo menos 80 metros quadrados, ar condicionado ou ventiladores e acesso que não necessite de escadas ou rampas – o doador não pode fazer esforço depois da doação.
Serviço
As campanhas estão disponíveis para qualquer instituição, desde que atenda às exigências. Telefone para contato: 21 2299-9442; acesse www.hemorio.rj.gov.br para mais informações.
Deixe seu comentário