Gaudium news > Três mil participantes acompanharam o discurso de cacique guarani na abertura do 12º Encontro das CEBs

Três mil participantes acompanharam o discurso de cacique guarani na abertura do 12º Encontro das CEBs

São Paulo (Quarta, 22-07-2009, Gaudium Press) Os três mil participantes do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) lotaram o ginásio do SESI, em Porto Velho (RO), na manhã desta quarta-feira para a oração que abriu o primeiro dia de atividades do evento, informou hoje a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O público acompanhou a oração, conduzida pelos indígenas Guarani, do Mato Grosso do Sul.

“O que fizemos aqui, não foi um momento cultural, mas um ato de respeito e de espiritualidade, com Deus, no Espírito Santo”, disse ao final da oração o cacique da aldeia Tupã, no rio Tapajós, Flávio Silvio Rodrigues.

Aplaudido, Rodrigues deixou um testemunho da crença dos povos indígenas ao público. “Vocês não estão aqui por acaso, mas vieram buscar vida. Só com Deus podemos viver. Nosso ritual foi neste sentido. Vamos levar o apoio de nosso pai Tupã a todos os povos”.

O cacique ainda condenou a perseguição contra indígenas e outros povos da Amazônia “Sempre fomos perseguidos por causa de nossas terras. É dela que sobrevivemos. Sem nossa mãe terra, não podemos viver!”.

Debate

Depois da oração, os participantes, divididos em 12 grupos de 250 pessoas, se reunirão à tarde para debater o “Grito profético da terra e dos povos da Amazônia, símbolos da humanidade” e criar uma apresentação para o público.

No fim do dia, os participantes se encontraram para fazer a “Caminhada dos mártires”, rumo à capela Santo Antônio, situada na comunidade onde está sendo construída a hidrelétrica Santo Antônio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas